Escrito por Eduarda Pavanatto e Luiza Adorna, obra será lançada nesta sexta-feira (27) em Santa Cruz
"Sábado. Caia a noite em Santa Maria. Enquanto o dia terminava, a luz do sol cedia lugar às luzes artificiais dos carros, que iam e vinham num incessante movimento que acusava a chegada do final de semana […] Quem ainda estava nesse ritmo, aproveitava aqueles que seriam os últimos dias do mês para sair e se divertir. Os últimos dias de aula. O início das férias e do descanso". Dessa forma começa o livro Sobreviventes, que descreve os momentos antes, durante e depois do dia 27 de janeiro vivenciados por sete sobreviventes do incêndio na boate Kiss. A obra será lançada nesta sexta-feira (27), às 18h, no Café Barbera, em Santa Cruz do Sul.
Escrito pelas jornalistas Eduarda Pavanatto e Luiza Adorna, ambas com 23 anos, o livro possui 82 páginas. Sobreviventes foi publicado pela Editora Multifoco, do Rio de Janeiro, e foi escrito em 2015, como método de avaliação para uma das disciplinas do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), alcançando nota máxima. O trabalho foi orientado e revisado pelo jornalista e professor Hélio Etges, que participa do livro escrevendo o prefácio. As ilustrações foram feitas pela publicitária Jéssica Bagatini e o posfácio pela jornalista Vanessa Costa.
O livro é dividido em três partes. No começo da obra, é narrado como cada um dos sete sobreviventes entrevistados resolveram ir à festa até o momento em que percebem que o local está pegando fogo. O durante explica como conseguiram sair da boate e o que observaram, sentiram e fizeram. E o depois, foco do livro, é transmitir aos leitores suas histórias de superação. Fazer com que as pessoas, assim como eles, passem a valorizar mais os momentos simples da vida. "Queremos que as pessoas tenham a oportunidade de aprender com estes relatos e comecem a agradecer mais por cada segundo de vida", salienta Eduarda. Todas as entrevistas foram realizadas in loco. "Estar em Santa Maria, estar em frente a Kiss, conhecê-los pessoalmente e entender suas dores foi fundamental para que escrevêssemos com verdade, fidelidade e emoção", diz.
Antes de seu lançamento, a obra foi cuidadosamente apresentada aos sobreviventes que se dispuseram a participar do projeto e autorizaram a sua publicação, bem como a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) que foi igualmente consultada. A partir do diálogo entre autoras, associação e sobreviventes, um lançamento será organizado também em Santa Maria nos próximos meses. Todo o lucro obtido com a venda da obra será destinado a uma instituição de caridade da própria cidade, a partir de indicações dos envolvidos.
Serviço
Local: Café Barbera, Rua Borges de Medeiros, 534, Centro, Santa Cruz do Sul.
Data: 27 de janeiro
Horário: 18 horas
Preço do livro: R$ 35,00
Notícias relacionadas
Vale do Rio Pardo quer superar 13 mil votos na Consulta Popular
A votação será realizada de 2 a 6 de dezembro, totalmente por meio digital (online, offline e WhatsApp), por meio do portal
ARAUTO REPÓRTER UNISC 28 de Novembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Programação da Christkindfest é lançada em Santa Cruz. ➡️ Sérgio Moraes se manifesta sobre qualidade da água em Santa Cruz. ➡️ Concessionária Rota de Santa Maria vai iniciar detonação de rochas para…
Santa Clara do Sul registra crescimento urbano de 69,5% em 12 anos
Dado consta no Censo 2022 realizado pelo IBGE
Seminário debate enfrentamento ao desastre climático registrado em 2024 no RS
O evento acontecerá no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre