PORTO ALEGRE

Artistas santa-cruzenses participam de projeto do Instituto Goethe

Publicado em: 21 de dezembro de 2024 às 14:03
  • Por
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Digo e Berma MC realizaram um grafite a convite da instituição 

    Dois artistas visuais santa-cruzenses foram convidados para um projeto artístico promovido pelo Instituto Goethe, em Porto Alegre. João Matheus Xavier, o Berma MC, e Rodrigo Almeida, o Digo, foram responsáveis pela produção de uma arte autoral em grafite no muro da entidade.

    Em entrevista à Arauto News, Digo Almeida contou que o convite surgiu por Santa Cruz do Sul ser uma cidade de colonização alemã e pelo Instituto ser uma iniciativa da Consulado Alemão. Além disso, segundo o artista, a entidade tem este projeto no qual diversos artistas já participaram.

    “Então eles fazem várias intervenções com a diversidade artística também nesse espaço. E aí, querendo mudar um pouco a cara e a forma que eles também trabalhavam com o artista, um pouco mais local, ali de Porto Alegre, por indicação, chegou aos ouvidos sobre o AVU, sobre o movimento hip hop aqui de Santa Cruz. Eles acharam interessante isso, justamente por uma cultura totalmente diferente do que é o padrão cultural”, explicou.

    O Ateliê Vivências Urbanas (A.V.U.) é um coletivo cultural fundado em 2014 em Santa Cruz do Sul, com a missão de promover e profissionalizar manifestações artísticas ligadas à cultura Hip Hop e à arte de rua. Com uma abordagem inclusiva e educativa, o A.V.U. organiza eventos, oficinas e intervenções que destacam os elementos como rap, graffiti, dança, DJ e conhecimento, se consolidando como um espaço de democratização da cultura urbana.

    Após receberem o convite, os artistas tiveram três meses para elaboração da arte e poesia, após a visita dos representantes do instituto, como relembra Berma MC. “A gente teve a ideia de realizar um trabalho colaborativo da arte do Digo com a minha poesia. Então, o mural é feito todo em um contexto poético e também artístico-autoral do Digo. No muro do Instituto, a poesia está no meio da arte e para os dois lados, esquerda e direita, encontram os tibanas, personagens do Digo, que estão totalmente encaixados naquele contexto”, detalhou.

    Os dois artistas de Santa Cruz passaram cinco dias em Porto Alegre para realizarem a arte. Além disso, nesse período, puderam conviver com o espaço do instituto e funcionários. Conforme Digo e Berma, a arte ficará exposta no Instituto Goethe por cerca de quatro meses. Após, será removida pelos próprios artistas.

    Com um trabalho reconhecido, Digo e Berma já foram convidados para realizarem uma nova arte, desta vez no interior do prédio do instituto.

    Leia também