Geral

Programa Toda Vida Importa proporciona saúde e bem-estar animal em Venâncio Aires

Publicado em: 22 de dezembro de 2024 às 07:11
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Prefeitura de Venâncio Aires
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa oferece cuidados essenciais como castrações, microchipagem e resgates de animais domésticos e silvestres

    A Prefeitura de Venâncio Aires tem se destacado pelo compromisso com o bem-estar dos animais, através do programa Toda Vida Importa, da Secretaria do Meio Ambiente, que visa proteger e cuidar de cães e gatos em situação de vulnerabilidade. Implementado em 2022, o programa já se consolidou como uma das principais iniciativas de saúde animal no município, oferecendo cuidados essenciais como castrações, microchipagem e resgates de animais domésticos e silvestres.

    De acordo com a assessora administrativa da Semma, Alessandra Ludwig, nos últimos três anos o programa registrou números expressivos de atendimentos. Em 2022, foram realizados 546 procedimentos de castração e microchipagem; em 2023, esse número foi de 461 animais; e no primeiro semestre deste ano, já foram 316 animais atendidos. Ela explica que essas ações visam controlar a população de animais e também a promover a saúde e qualidade de vida dos animais.

    Viabilizado com recursos da Semma, do Fundo do Meio Ambiente e de emendas impositivas da Câmara de Vereadores, as esterilizações e microchipagens são realizadas em clínicas veterinárias credenciadas pelo município. Além da castração e microchipagem, as clínicas conveniadas também atendem animais em risco, como os resgatados de atropelamentos ou com ferimentos. “Essa é uma forma de garantir que os animais em situação de risco sejam acolhidos e, quando possível, adotados”, afirma Alessandra.

    O programa também ganhou visibilidade em espaços públicos, como nas faixas de pedestres, onde mais de três faixas receberam pintura de patinhas. A iniciativa, promovida pela secretaria com apoio de ONGs, grupos e voluntários, tem o intuito de conscientizar motoristas sobre a importância de reduzir a velocidade nas áreas de maior circulação de animais, reforçando a responsabilidade de todos com a vida dos bichinhos.

    A criação do Centro Transitório Animal, em Linha Ponte Queimada, foi outro grande avanço do programa. O espaço acolhe e cuida de animais em situação de maus-tratos e vulnerabilidade. Até o momento, mais de 300 animais receberam atendimento emergencial, com cuidados médicos e alimentação. Além disso, uma parceria com o Centro de Treinamento Amigo dos Cães, de Mato Leitão, possibilitou a reabilitação de cães resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente. O projeto é desenvolvido para animais que necessitam de educação para garantir maior adaptação e segurança dos resgatados.

    Além disso, o programa promoveu 11 edições de feiras de adoção, buscando garantir que os animais resgatados tenham a chance de encontrar um novo lar. Em momentos críticos, como durante as enchentes, mais de 1.000 animais foram resgatados pela Semma, com apoio de diversas ONGs e voluntários. “Foi um trabalho intenso, que envolveu muitas mãos e corações”, relembra Alessandra Ludwig, sobre a operação de resgate.

    ResgaUtados Venâncio

    Além das ações promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente, os animais resgatados também têm sido amparados pelo grupo de voluntários Resgautados Venâncio, que desempenha um papel essencial no acolhimento e no encaminhamento dos bichinhos para novos lares. O grupo, que surgiu após a calamidade de maio, tem sido fundamental na operação de resgates, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais.

    Daniele Mohr foi voluntária do grupo Resgautados e reforça a importância deste trabalho. “Como voluntários na causa animal, podemos afirmar que o trabalho que fazemos em situações de emergência, como enchentes, é absolutamente essencial. Isso torna o papel dos voluntários ainda mais vital. Somos nós que, com nossos próprios recursos, redes de apoio e muito amor, conseguimos fazer a diferença. Queremos garantir que esses animais tenham uma chance de sobreviver e, quem sabe, reencontrar seus donos ou encontrar um novo lar. Afinal, salvar os animais é salvar uma parte importante da nossa sociedade”, destaca.

    Moradora do bairro Cruzeiro, Silvane Mello visitou uma das edições extras com animais resgatados da enchentE. Ela foi ao Parque do Chimarrão com suas filhas Maria Antônia e Aurora, no local onde os pets esperavam por um novo lar e adotou a Zoe.

    “Não tínhamos planos de adotar, era apenas um passeio. Mas ao chegarmos na campanha, fomos tocados pela dedicação e pelo amor que estavam sendo oferecidos àqueles animais, que ainda assim precisavam de mais: um lar, carinho e uma família para chamar de sua. Foi nesse momento que meu coração e o das minhas filhas foram tocados. Entre tantos bichinhos, encontramos a Zoe. Pequena, cercada por seus irmãos, ela nos encantou e despertou em nós o compromisso de oferecer amor, cuidado e um lar. Decidimos ali que ela faria parte da nossa família”, destaca Silvane.

    No Dia das Crianças, Jaqueline Winck, moradora de Linha Bem Feita, foi com seu filho Lorenzo conferir os animais disponíveis para adoção. Durante a visita, Lorenzo se apaixonou por uma pequena cachorrinha. Ela destaca que o Toda Vida Importa é muito importante, não só para os animais, mas também para as pessoas. “Um pet traz muita alegria para nossas casas. Adotar é satisfatório, é maravilhoso olhar para os olhinhos deles e ver o bem que podemos fazer para eles. Eles se tornam pequenos seres que iluminam nossas vidas todos os dias”, finaliza.