Para o empresário, ferramentas de gestão adotadas se tornam o principal legado da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul
“Sai um Ricardo muito diferente do Ricardo que entrou, com muitas lições de gestão depois desse envolvimento na Assemp, com a Oktoberfest e tantos eventos”. Essa avaliação é do empresário Ricardo Bartz, presidente da CDL e da Assemp, que se despede do comando da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul no fim de 2024. Em entrevista à Arauto News, ele destacou que as ferramentas de gestão, baseadas em números, amparam as decisões da diretoria e se tornam o maior legado. “É o quantitativo de informação que deixamos para que facilite a tomada de decisão”, frisou ele, anunciando que está para ser divulgado o resultado de uma pesquisa que demonstra e ratifica as decisões da Assemp.
Como entidade independente, comentou Bartz, a Assemp se baseia em decisões técnicas e com transparência divulga todas suas ações. Seu principal evento, a Oktoberfest, foi focada na experiência do visitante, uma busca contínua da organização do evento, realçou Bartz. “Não há curso superior, mestrado ou doutorado que ensine mais sobre gestão de pessoas do que uma Oktoberfest”, avaliou, reconhecendo o crescimento pessoal que também teve com essa vivência.
Sobre as novidades na Festa da Alegria adotadas durante sua gestão, Bartz aponta que existiram embates, teve a polêmica do Oktober Karte, por exemplo, mas que acabou se mostrando uma inovação que foi bem assimilada e deu certo. A operação se consolidou e veio para facilitar a gestão da festa e a vivência do visitante. Também se tornou mais um aliado na transparência da gestão do evento, frisou Bartz.
Números consideráveis em termos de experiência para o visitante foram realçadas pelo presidente ao falar dessas ferramentas adotadas. “Quando você olha essa pesquisa, você entende o que uma pessoa vem procurar numa Oktoberfest, com qual percepção ela sai, o tipo de público que vem, como ele se comporta aqui dentro. A gente não faz nada no achômetro”, frisou ele.
No comércio, crescimento de 8%
Da Assemp para a CDL, o presidente ainda destacou, em entrevista, sobre as projeções para o comércio neste fim de ano. Bartz salientou que no comércio de varejo houve crescimento pós-enchente em alguns momentos e agora, com a proximidade do Natal, os números apontam projeção de crescimento de 8% se comparado ao ano passado. As lojas se prepararam com estoque, decoração, para bem receber o cliente, frisou.