DA ALEMANHA AOS VALES

Documentário do Grupo Arauto conta o legado do povo alemão no Rio Grande do Sul

Publicado em: 19 de dezembro de 2024 às 20:38 Atualizado em: 19 de dezembro de 2024 às 20:43
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Lançamento da obra audiovisual ocorreu na noite desta quinta-feira

    O Grupo Arauto de Comunicação e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançaram, na noite desta quinta-feira (19), o documentário “Da Alemanha aos Vales: a história de um povo que transpassa gerações”, que conta a caminhada, o desenvolvimento e o legado dos antepassados em todo o Rio Grande do Sul. O evento ocorreu no Coworking Cultural.

    Com 48 minutos, a obra audiovisual esta dividida em quatro partes: a chegada, a expansão, a fé e o legado. Segundo o jornalista Pedro Thessing, um dos responsáveis pelo projeto, contou que “as pessoas vão encontrar, no documentário, a história desde a chegada, a construção, a espiritualidade e também o legado. São etapas diferentes, mas que a gente fez uma questão completa. Não só contar a chegada dos imigrantes, mas o que eles construíram ao longo do tempo e foram deixando”.

    O presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, Rafael Gessinger, disse que Santa Cruz foi um dos municípios que mais se destacou durante a celebração. “Como coordenador de mais de 80 cidades, mais de 70 instituições, centenas de pessoas diretamente envolvidas, eu percebi aonde o tema da imigração alemã era levado, não apenas a sério, mas era levado como se fosse a coisa mais importante da vida da nossa gente. Não de uma maneira exclusiva, não de uma maneira excludente, de uma maneira em que as pessoas todas se sentissem acolhidas e é assim que a gente se sente em Santa Cruz do Sul“, apontou.

    O diretor-presidente do Grupo Arauto, Luís Carlos Dhiel, ressaltou o compromisso da empresa em contar a história de famílias e povoados que contribuíram com o desenvolvimento de cidades e cultivaram a tradição e costumes do povo alemão.“Para nós é um momento ímpar poder apresentar o resultado final deste trabalho que se construiu a muitas mãos. Vamos reiterar essa nossa gratidão pela oportunidade e a satisfação em podermos estar entregando este trabalho, que promete ser um marco e um registro histórico contando a chegada dos imigrantes, as dificuldades, suas particularidades e tudo que eles fizeram para que nós, hoje, pudéssemos estar aqui, descendentes de imigrantes alemães”, expressou.

    Representando a prefeitura municipal, o diretor de Cultura, Dinho Barbosa, destacou que a Administração trabalhou para garantir políticas públicas para preservar, valorizar e dar continuidade ao legado dos imigrantes. “O legado está posto e está feito. Esse trabalho todo que foi feito pela Comissão foi muito importante, com muito profissionalismo. Embora todos voluntários, foi muito profissional, levaram muito a sério”, afirmou.

    O documentário é uma edição especial oriunda de 24 vídeo-reportagens, contando a história da colonização alemã no Rio Grande do Sul. O filme foi produzido pela equipe do Grupo Arauto de Comunicação: Pedro Thessing, Milena Mueller e Mariana Schneider, e contou também com a participação do professor e pesquisador Jorge Luiz da Cunha, que auxiliou na produção dos 15 primeiros episódios da série e acabou falecendo em 23 de agosto de 2024.

    Assista o documentário: