Condições consideradas precárias e que geram riscos de acidentes para os motoristas preocupam lideranças da região
As rodovias RSC-153, que conecta o Vale do Rio Pardo à região norte do estado, e RSC-471, que liga os municípios ao porto de Rio Grande, têm gerado preocupação entre lideranças da região devido às condições consideradas precárias e que geram riscos de acidentes para os motoristas. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (19), o governador Eduardo Leite afirmou que as obras de recuperação dos trechos estão iniciando.
De acordo com o governador, as intervenções já estão em andamento na RSC-471 após a substituição da empresa responsável pela manutenção das rodovias. “Infelizmente, a empresa que se ocupava desta região não estava trabalhando adequadamente. Nós tivemos que rescindir o contrato dela e conseguimos contratar, recentemente, conseguimos efetivamente colocar em campo a operação de uma nova empresa que já está trabalhando”, disse.
Leite afirmou que as melhorias nas rodovias, vistas como fundamentais para a economia e o transporte na região, serão realizadas da melhor maneira possível. “As manutenções, agora temos uma empresa que está trabalhando adequadamente, ao que tudo indica, uma empresa sólida com capacidade de fazer essas operações”, concluiu Leite.
RSC-153
O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou que a RSC-153 será alvo de um projeto de recuperação com investimentos, com previsão de início dos trabalhos ainda no primeiro trimestre de 2025.
Recentemente, em entrevista ao Grupo Arauto, o prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, destacou que, apesar das promessas de melhorias feitas pelo Governo Estadual, a situação da estrada continua crítica e sem as intervenções necessárias para garantir a segurança dos usuários.
De acordo com o chefe do Executivo, o Governo do Estado anunciou melhorias para a recuperação do trecho, mas não apresentou resultados práticos. “Nós tivemos várias reuniões e audiências. Foi prometido uma ação eficaz através do Governo do Estado para a recuperação deste trecho, no qual a gente tem visto nos últimos tempos que nada aconteceu. A gente continua cobrando o Governo do Estado, DAER e Secretaria de Transporte e Logística“, disse.
Para minimizar os impactos, Silva revelou que o município tomou a iniciativa de instalar placas de sinalização ao longo da rodovia, usando recursos próprios. O objetivo era aumentar a segurança, especialmente nos sete quilômetros de descida elevada da estrada, que apresentavam frequentes acidentes.
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