Operação Verão inicia nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (20), o Corpo de Bombeiros irá iniciar a Operação Verão 2024/2025. Em entrevista ao Grupo Arauto, o subcomandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militares, major Ricardo Coelho, destacou que a preparação deste ano enfrentou desafios devido à enchente que alterou a estrutura dos rios e danificou guaritas.
Segundo o major, o Corpo de Bombeiros trabalhou em parceria com as prefeituras municipais para adiantar os reparos e a instalação de novas guaritas nos balneários para garantir a segurança dos banhistas. “Com os guarda-vidas e o início da operação, nós vamos precisar dessas guaritas, porque a posição do profissional tem que ser privilegiada para dar segurança aos banhistas e melhor visão de alcance caso alguém necessite de ajuda”, explicou.
Em Rio Pardo, no entanto, a situação preocupa. De acordo com o subcomandante, três guaritas estão previstas para os balneários Porto Ferreira, Santa Vitória e Ingazeiros, mas até o momento não foram entregues. Ele afirmou que os guarda-vidas estão disponíveis, mas aguardam as estruturas necessárias para iniciar o trabalho.
“Tem e sempre teve a previsão de guaritas nesses locais, mas esse ano estamos encontrando uma certa dificuldade. A gente fez um grande esforço em receber esses guarda-vidas. […] ficamos só na expectativa do Executivo Municipal em dar o ok dessas guaritas para iniciar o nosso trabalho”, apontou.
Além disso, o major também alertou os banhistas sobre as mudanças ocorridas nos rios devido às fortes chuvas e cheias deste ano. Ele informou que locais que antes eram seguros podem ter buracos ou outras alterações, por isso, é fundamental procurar áreas supervisionadas por salva-vidas e aproveitar com cuidado.
A reportagem entrou em contato com a Administração Municipal, que informou que as equipes da secretaria estão trabalhando na construção das guaritas. A previsão é de que a estrutura na Praia dos Ingazeiros seja finalizada nesta quinta-feira (19), para, em seguida, realizar os serviços nos balneários Porto Ferreira e Santa Vitória. “Foram locais bem atingidos pelas cheias e que tiveram mudanças consideráveis nas faixas de areia, o que demanda um trabalho mais complexo“, diz a nota.
Notícias relacionadas

O Coelho ainda vem aí, sim!
Viver a tradição de Páscoa não tem idade, ela atravessa gerações. As celebrações fazem muito mais sentido quando são compartilhadas e por isso devem ser sempre ser incentivadas.

Por Daiana Theisen

Pavimentação e canalização em Santa Cruz estão entre as prioridades da Secretaria de Obras
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt, afirmou que a pasta está empenhada em atingir as metas

Governo do Estado pede liberação de recursos para sistemas de proteção contra cheias
Solicitação ocorre após governo federal publicar resolução com diretrizes e técnicas a serem observadas

Venâncio-airense Maidê Mahl se manifesta pela primeira vez nas redes sociais após ter sido encontrada desacordada em hotel
Atriz postou um vídeo e falou sobre o processo de recuperação