Secretário de Obras e Serviços Essenciais, Valdir Gonçalves, falou sobre as prioridades para o próximo ano
O ano de 2024 foi marcado por desafios que exigiram esforços intensos da Secretaria de Obras e Serviços Essenciais de Rio Pardo. Em entrevista ao Grupo Arauto, o secretário Valdir Gonçalves fez uma avaliação do período, afirmando que as enchentes que atingiram a região e todo o estado causaram um grande impacto no município.
Segundo o titular da pasta, a Prefeitura trabalhou para dar suporte à população e recuperar a infraestrutura. Uma das primeiras medidas adotadas foi a relocação de famílias afetadas pelas enchentes. Com apoio do governo estadual, foram entregues 21 moradias temporárias para vítimas que perderam suas casas.
“O problema maior foi o que aconteceu dentro da cidade, envolvendo as pessoas desabrigadas e famílias desalojadas. Em um primeiro momento, a gente focou toda a equipe da prefeitura para que a gente conseguisse atender essas pessoas. O ser humano para nós estava em primeiro lugar”, destacou.
A Secretaria de Obras também concentrou esforços na recuperação da extensa malha viária do município, que conta com aproximadamente dois mil quilômetros de estradas. Com ajuda de outras prefeituras e novos equipamentos adquiridos pela administração municipal, as vias principais foram restabelecidas e hoje passam por manutenção. “Sem dúvida nenhuma foi bastante complicado. Até hoje, na verdade, a gente não conseguiu se recuperar 100% de todos os acontecimentos, mas a gente continua trabalhando firme e forte”, disse.
Para o próximo ano, o foco principal será a manutenção das estradas do interior, assegurando condições adequadas para o transporte da produção agrícola. “A gente tem uma preocupação com os produtores rurais, para que eles consigam recolher suas safras e, agora no período de planta, que tenham condições de deslocar para suas propriedades sem problemas de estradas”, ressaltou.
Além disso, projetos de revitalização urbana seguirão em andamento. Em 2024, obras como a troca do pavimento da Avenida Andrade Neves e melhorias na segurança, calçadas e arborização da área central foram concluídas. Em 2025, a Prefeitura pretende dar continuidade a esse trabalho e solucionar o problema jurídico na revitalização do Largo do Almirante Alexandrino.
“A gente está com um problema bem sério. É no centro, no coração da nossa cidade e, infelizmente, não conseguimos ainda chegar em um acordo para a retomada das obras. Mas o pessoal do jurídico está buscando uma saída para que seja resolvido da melhor e mais rápida maneira possível”, concluiu.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão