Além do prefeito Gilson Becker e do vice Angelo Hoff, os 11 vereadores receberam o documento oficial na tarde desta terça-feira
Na tarde desta terça-feira (17), na Câmara de Vereadores de Vera Cruz, ocorreu a cerimônia de diplomação dos eleitos para governar o município de Vera Cruz a partir de 2025. Além do prefeito reeleito, Gilson Becker, e seu vice-prefeito, Angelo Hoff, que fará sua estreia na política, os vereadores que vão compor o próximo mandato também receberam seus certificados pela 162ª Zona Eleitoral.
Além de Gilson e Angelo, prefeito e vice, foram diplomados os vereadores eleitos: Paulo Oliveira (Paulão) – MDB , Eduardo Viana – PL, Mártin Nyland – Republicanos , Cristian Wagner – PSB, Lucas Patrick – MDB, Gilson Iser (Seco) – PL , Luiz Carlos Souza – PSB, Silas Petry – PP; Waldir Justmann (Peda) – PSD; Gelson Moura – PP e Maria de Fátima Gomes dos Santos – PSB .
O prefeito reeleito Gilson Becker destacou que este foi um momento formal, mas importante de estar efetivamente consolidando o processo eleitoral e a partir de agora ultimar os preparativos para a posse para o início a uma nova gestão. “É uma renovação de toda a confiança que a comunidade nos depositou, então aumenta muito a nossa responsabilidade de nós estarmos dando continuidade a um trabalho, numa nova gestão e continuidade, mas com aprimoramentos, com melhorias, com evoluções, nós pretendemos estar realizando para que possamos desenvolver cada vez mais o nosso município de Vera Cruz. Mas é importante também estarmos nesse momento registrando a toda a comunidade o nosso reconhecimento e o nosso agradecimento por toda a confiança a nós designada e certamente dedicação não faltará nesses próximos quatro anos para que nós possamos conseguir fazer o melhor pelo nosso município”, salientou.
O juiz eleitoral da 162 Zona Eleitoral, André Pinto, na presença do promotor André Ritt, começou sua fala anunciando um “viva à democracia, ditadura nunca mais”. Com um retrospecto da história, não deixou de lado a tentativa recente de novo golpe militar. Falou do episódio de 8 de janeiro de 2023, do “ato extremista que chicoteou a democracia, destruiu o que encontrou pela frente. Ações que nos mostram o quanto precisamos aprender. Na democracia, as pessoas dialogam e aceitam as diferenças. O natural confronto ideológico é expostos e fica nisso. E nisso deve ficar”. O objetivo dessas palavras, frisou, é reverenciar a democracia, o quanto ela deve ser construída, prestigiada.
“Só chegamos aqui porque vivemos em democracia. Demonstramos a inequívoca confiabilidade das urnas eletrônicas. A constituição federal foi cumprida e o processo eleitoral foi cumprido com serenidade”, destacou. Aos eleitos, disse que todos estão no mesmo barco. Desejou que cuidem das pessoas, especialmente das mais necessitadas, que dependem do governo para viver e sobreviver. “Mostrem um dia a dia, um amanhã melhor”.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Notícias relacionadas
Posse da nova Legislatura ocorre no dia 1º de janeiro em Santa Cruz
O trânsito pela rua Fernando Abott, entre a rua Carlos Trein Filho e a Assis Brasil deve estar trancado
Reajuste salarial aos servidores de Mato Leitão é aprovado no Legislativo
Parlamentares também deram parecer favorável ao novo percentual do vale-alimentação
Parceria facilita o acesso a recursos financeiros para empreendedores de Santa Cruz
Convênio é da Prefeitura com a agência garantidora de crédito RS Garanti
Diplomação oficializa Sérgio Moraes como prefeito de Santa Cruz a partir de 2025
Cerimônia ocorreu na tarde desta quarta-feira na Câmara de Vereadores