Nova estrutura, próximo da divisa com Rio Pardo, é uma das alternativas levantadas pelo prefeito eleito
O prefeito eleito em Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL), conversou com a reportagem nesta terça-feira (17) sobre um assunto que vem sendo destaque no município: a ampliação do Aeroporto Luiz Beck da Silva. Questionado sobre o tema, Moraes afirmou que possui contatos em Brasília que podem auxiliar na busca por recursos, incluindo a possibilidade de construir uma nova estrutura em uma área próxima ao Autódromo Internacional.
O futuro chefe do Executivo explicou que, em seu último mandato como prefeito, já havia elaborado um projeto que previa a construção de um novo aeroporto no distrito de São José da Reserva, localizado após o autódromo. Segundo ele, a discussão sobre a ampliação do atual aeroporto, situado em Linha Santa Cruz, ou a construção de uma nova infraestrutura já é antiga. O prefeito eleito ressaltou que o atual terminal está localizado em uma região alta, que enfrenta frequentes episódios de nevoeiro.
Moraes destacou que o novo aeroporto seria voltado inicialmente para o transporte de cargas, situado entre Santa Cruz e Rio Pardo. “Porque o cigarro hoje sai com escolta armada. É uma dificuldade com remédios e outras coisas. Agora teria sido um socorro fantástico para a situação que ocorreu no Rio Grande do Sul da calamidade. Nós pretendemos, sim, incrementar”, disse.
Para viabilizar o projeto, o prefeito eleito pretende buscar diálogo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Moraes acredita que sua relação próxima com o pai do ministro, o ex-deputado Silvio Costa, pode ser um facilitador nas negociações. Ele revelou que os dois são amigos de longa data e que também foram deputados juntos, por isso, pretende que ele ajude nessas tratativas de diálogo com o filho.
Previsão de ampliação do aeroporto é apenas para 2032
Em entrevista recente ao Grupo Arauto, o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, Ario Sabbi, destacou que durante um seminário sobre o tema realizado no mês passado,”ficou claro que a cidade não está entre as prioridades do Governo Federal para ampliação de aeroportos”.
Segundo o presidente da ACI, o Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que as obras de ampliação devem ser contempladas apenas a partir de 2032, com conclusão prevista para 2050. Sabbi ressaltou que a entidade santa-cruzense lutará para antecipar o início das obras, pois o município tem uma vocação para o transporte aéreo, e que a estrutura seria fundamental para o desenvolvimento regional.
Entenda: Ampliação do aeroporto de Santa Cruz deve ocorrer apenas a partir de 2032, diz presidente da ACI
Notícias relacionadas

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação busca aproximar poder público do setor empresarial
Em entrevista à Arauto News, secretário Leonal Garibaldi fez um balanço dos primeiros 100 dias de gestão

Pantano Grande investe em usina fotovoltaica e prevê economia mensal de R$ 100 mil
Objetivo é gerar economia na conta de luz dos prédios públicos e reinvestir os recursos em outras áreas

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros
Despesas essenciais são a prioridade para 26% dos entrevistados em 2025

Santa Cruz projeta criação do Distrito Industrial 3 para atrair novas empresas
Área de 19 hectares fica localizada nos fundos do Autódromo Internacional