Nova estrutura, próximo da divisa com Rio Pardo, é uma das alternativas levantadas pelo prefeito eleito
O prefeito eleito em Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL), conversou com a reportagem nesta terça-feira (17) sobre um assunto que vem sendo destaque no município: a ampliação do Aeroporto Luiz Beck da Silva. Questionado sobre o tema, Moraes afirmou que possui contatos em Brasília que podem auxiliar na busca por recursos, incluindo a possibilidade de construir uma nova estrutura em uma área próxima ao Autódromo Internacional.
O futuro chefe do Executivo explicou que, em seu último mandato como prefeito, já havia elaborado um projeto que previa a construção de um novo aeroporto no distrito de São José da Reserva, localizado após o autódromo. Segundo ele, a discussão sobre a ampliação do atual aeroporto, situado em Linha Santa Cruz, ou a construção de uma nova infraestrutura já é antiga. O prefeito eleito ressaltou que o atual terminal está localizado em uma região alta, que enfrenta frequentes episódios de nevoeiro.
Moraes destacou que o novo aeroporto seria voltado inicialmente para o transporte de cargas, situado entre Santa Cruz e Rio Pardo. “Porque o cigarro hoje sai com escolta armada. É uma dificuldade com remédios e outras coisas. Agora teria sido um socorro fantástico para a situação que ocorreu no Rio Grande do Sul da calamidade. Nós pretendemos, sim, incrementar”, disse.
Para viabilizar o projeto, o prefeito eleito pretende buscar diálogo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Moraes acredita que sua relação próxima com o pai do ministro, o ex-deputado Silvio Costa, pode ser um facilitador nas negociações. Ele revelou que os dois são amigos de longa data e que também foram deputados juntos, por isso, pretende que ele ajude nessas tratativas de diálogo com o filho.
Previsão de ampliação do aeroporto é apenas para 2032
Em entrevista recente ao Grupo Arauto, o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, Ario Sabbi, destacou que durante um seminário sobre o tema realizado no mês passado,”ficou claro que a cidade não está entre as prioridades do Governo Federal para ampliação de aeroportos”.
Segundo o presidente da ACI, o Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que as obras de ampliação devem ser contempladas apenas a partir de 2032, com conclusão prevista para 2050. Sabbi ressaltou que a entidade santa-cruzense lutará para antecipar o início das obras, pois o município tem uma vocação para o transporte aéreo, e que a estrutura seria fundamental para o desenvolvimento regional.
Entenda: Ampliação do aeroporto de Santa Cruz deve ocorrer apenas a partir de 2032, diz presidente da ACI
Notícias relacionadas
Rio Grande do Sul foi uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros em 2024
Brasil recebeu mais de 6,65 milhões de visitantes estrangeiros no ano passado
Caixa eleva de 1 a 2 pontos percentuais juros para compra de imóveis
Alta da Selic e retirada de recursos da poupança justificam alta
Prefeitura aposta em revitalização com investimentos no complexo da Verafumos
Ocupação de áreas por três empresas locais e abertura da rua Alvarenga prometem dar nova fotografia ao centro de Vera Cruz
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 8,5 milhões
As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet