Prefeito e o vice-prefeito eleitos foram palestrantes no evento Tá na Hora
Na manhã desta terça-feira (17), o Restaurante do Hotel Águas Claras foi palco de mais uma edição do evento Tá na Hora, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. Os palestrantes do encontro foram o prefeito e o vice-prefeito eleitos do município, Sérgio Moraes (PL) e Alex Knak (MDB), que detalharam suas propostas e prioridades para os próximos quatro anos de governo.
Em sua fala, o prefeito eleito Sérgio Moraes destacou que a nova gestão terá o compromisso de buscar o desenvolvimento econômico, e apontou a importância do diálogo e apoio das entidades empresariais e o setor produtivo. “O comércio e a indústria são os eixos econômicos do município, e nós precisamos fazer com que a administração tenha a capacidade de ouvir as demandas dessas entidades e, no futuro breve, poder levar a contento para que nós possamos criar uma Santa Cruz muito melhor”, afirmou.
O novo secretariado será anunciado em 1º de janeiro, durante a cerimônia de posse. Já no dia seguinte, os trabalhos devem iniciar com prioridade para a área da saúde pública. O prefeito eleito revelou que já estão ocorrendo conversas com hospitais, com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e com a Secretaria de Saúde do Estado, além de contar com o apoio dos deputados Kelly Moraes e Marcelo Moraes para a busca de recursos.
“Hoje temos pessoas na traumatologia esperando. A média é oito anos para receber uma cirurgia. Nós temos que devolver a qualidade de vida para essas pessoas, e vamos iniciar fazendo isto”, destacou.
Moraes mencionou que a equipe de transição já está avançada na análise dos números da prefeitura. Apesar de reconhecer que podem surgir “surpresas”, ele revelou a informação positiva sobre um superávit deixado pela atual administração. “Receber agora com superávit para mim vai ser um fato diferente. Eu até tenho que aprender a lidar com isso, mas vou fazer com muita categoria. Vai dar tudo certo”, garantiu.
Outro tema abordado foi a situação do fornecimento de água no município, atualmente sob responsabilidade da Corsan/Aegea. Moraes criticou a qualidade dos serviços e afirmou que, caso as demandas da população não sejam atendidas, considera a possibilidade de municipalizar o serviço. “Nosso jogo será pesado contra a Corsan. Nosso pensamento é levar qualidade de água e saúde para a população, saneamento básico que está atrasado, Nós vamos ter que fazer uma modificação. […] Chega desses contratos do tipo cumpra se quiser”, colocou.
Ainda, o prefeito eleito criticou a política de programas assistenciais do governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Moraes, essas iniciativas desestimulam o trabalho, enfraquecem a economia e empobrecem as pessoas de ‘forma natural’. “Não se consegue mais gente para trabalhar. Pessoal está iludido e achando que o Bolsa Família é o grande ponto. […] Nós, em Santa Cruz, fomos educados para trabalhar, estudar e comprar uma casa boa”, concluiu.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão