Prefeito e o vice-prefeito eleitos foram palestrantes no evento Tá na Hora
Na manhã desta terça-feira (17), o Restaurante do Hotel Águas Claras foi palco de mais uma edição do evento Tá na Hora, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. Os palestrantes do encontro foram o prefeito e o vice-prefeito eleitos do município, Sérgio Moraes (PL) e Alex Knak (MDB), que detalharam suas propostas e prioridades para os próximos quatro anos de governo.
Em sua fala, o prefeito eleito Sérgio Moraes destacou que a nova gestão terá o compromisso de buscar o desenvolvimento econômico, e apontou a importância do diálogo e apoio das entidades empresariais e o setor produtivo. “O comércio e a indústria são os eixos econômicos do município, e nós precisamos fazer com que a administração tenha a capacidade de ouvir as demandas dessas entidades e, no futuro breve, poder levar a contento para que nós possamos criar uma Santa Cruz muito melhor”, afirmou.
O novo secretariado será anunciado em 1º de janeiro, durante a cerimônia de posse. Já no dia seguinte, os trabalhos devem iniciar com prioridade para a área da saúde pública. O prefeito eleito revelou que já estão ocorrendo conversas com hospitais, com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e com a Secretaria de Saúde do Estado, além de contar com o apoio dos deputados Kelly Moraes e Marcelo Moraes para a busca de recursos.
“Hoje temos pessoas na traumatologia esperando. A média é oito anos para receber uma cirurgia. Nós temos que devolver a qualidade de vida para essas pessoas, e vamos iniciar fazendo isto”, destacou.
Moraes mencionou que a equipe de transição já está avançada na análise dos números da prefeitura. Apesar de reconhecer que podem surgir “surpresas”, ele revelou a informação positiva sobre um superávit deixado pela atual administração. “Receber agora com superávit para mim vai ser um fato diferente. Eu até tenho que aprender a lidar com isso, mas vou fazer com muita categoria. Vai dar tudo certo”, garantiu.
Outro tema abordado foi a situação do fornecimento de água no município, atualmente sob responsabilidade da Corsan/Aegea. Moraes criticou a qualidade dos serviços e afirmou que, caso as demandas da população não sejam atendidas, considera a possibilidade de municipalizar o serviço. “Nosso jogo será pesado contra a Corsan. Nosso pensamento é levar qualidade de água e saúde para a população, saneamento básico que está atrasado, Nós vamos ter que fazer uma modificação. […] Chega desses contratos do tipo cumpra se quiser”, colocou.
Ainda, o prefeito eleito criticou a política de programas assistenciais do governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Moraes, essas iniciativas desestimulam o trabalho, enfraquecem a economia e empobrecem as pessoas de ‘forma natural’. “Não se consegue mais gente para trabalhar. Pessoal está iludido e achando que o Bolsa Família é o grande ponto. […] Nós, em Santa Cruz, fomos educados para trabalhar, estudar e comprar uma casa boa”, concluiu.
Notícias relacionadas
Presidente do Legislativo de Vera Cruz avalia possibilidade de prédio próprio para Câmara de Vereadores
Silas Petry destaca a ausência de um espaço adequado, com plenário e auditório, que permita o envolvimento da comunidade
Sérgio Moraes assegura que Wenzel segue na coordenação de Conselho Ambiental
Na próxima quarta-feira haverá o primeiro encontro dos integrantes do conselho com o prefeito
Abel Trindade projeta pautas conservadoras e diálogo com a comunidade no Legislativo
Vereador assumiu vaga na Câmara de Vereadores após Rodrigo Rabuske ir para a Secretaria de Saúde
Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar
Ausência injustificada às urnas resulta em sanções ao eleitor