Geral

Jornalistas lançam livro ‘Sobreviventes’

Publicado em: 27 de janeiro de 2017 às 20:27 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:49
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Portal Arauto/Letícia Dhiel
    compartilhe essa matéria

    Após quatro anos da tragédia, obra conta a história de sete vítimas

    Amigos, familiares, colegas e admiradores lotaram o Café Barbera para prestigiar o lançamento do livro 'Sobreviventes', na noite desta sexta-feira (27). A obra foi escrita pelas jornalistas Eduarda Pavanatto e Luiza Adorna. A obra descreve os momentos antes, durante e depois do dia 27 de janeiro vivenciados por sete sobreviventes do incêndio na boate Kiss. 

    Antes de seu lançamento, a obra foi apresentada aos sobreviventes que se dispuseram a participar do projeto e autorizaram a sua publicação, bem como a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) que foi igualmente consultada. Um lançamento será organizado também em Santa Maria nos próximos meses. 

    A obra

    O livro é dividido em três partes. No começo da obra, é narrado como cada um dos sete sobreviventes entrevistados resolveram ir à festa até o momento em que percebem que o local está pegando fogo. O durante explica como conseguiram sair da boate e o que observaram, sentiram e fizeram. E o depois, foco do livro, é transmitir aos leitores suas histórias de superação. 

    Sobreviventes tem 82 páginas e foi publicado pela Editora Multifoco, do Rio de Janeiro, e foi escrito em 2015, como método de avaliação para uma das disciplinas do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), alcançando nota máxima. O trabalho foi orientado e revisado pelo jornalista e professor Hélio Etges, que participa do livro escrevendo o prefácio. As ilustrações foram feitas pela publicitária Jéssica Bagatini e o posfácio pela jornalista Vanessa Costa.

    Sobreviventes pode ser adquirido pelo valor de R$ 35,00 no site da editora. Todo o lucro obtido com a venda da obra será destinado a uma instituição de caridade da própria cidade, a partir de indicações dos envolvidos.