Das 192 inscrições recebidas para obter recursos federais, 170 foram protocoladas
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) apresentou os resultados alcançados pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no município durante 2024. Das 192 inscrições recebidas para obter recursos federais, 170 foram protocoladas para participar do certame federal em Santa Cruz do Sul.
A PNAB, instituída pela lei federal nº 14.399, tem como objetivo fomentar a cultura em todos estados, municípios e Distrito Federal. Com recursos previstos até 2027, ela é uma grande oportunidade para a estruturação do sistema federativo de financiamento à cultura, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada.
Os recursos são destinados a ações culturais por meio de editais para trabalhadores da área cultural, bem como pela execução dos recursos de maneira direta. Ao longo de 2024, Santa Cruz do Sul recebeu o montante de R$ 926.549,61, destinado a entes e agentes culturais, pessoas físicas ou pessoas jurídicas, através dos editais de Fomento à Cultura (003/SECULT/2024), Premiação para Entidades (004/SECULT/2024), Premiação para Agentes Culturais (005/SECULT/2024) e Premiação a Pontos de Cultura (006/SECULT/2024).
A secretária de Cultura Roberta Pereira demonstrou bastante satisfação com a realização dos editais, que estão em processo de habilitação e cujos valores devem ser pagos até o dia 31 deste mês. “São recursos muito importantes para movimentar o cenário cultural, os agentes culturais nas mais diferentes linguagens”, avaliou.
Conforme Roberta, o processo para a concessão dos valores é bastante trabalhoso e criterioso, envolvendo técnicos do município e pareceristas de fora da Administração Municipal. “Conseguimos encerrar 2024 colocando quase R$ 1 milhão somente pelo PNAB. Por isso, quero agradecer os servidores que se envolveram para colocar esses editais em funcionamento,” declarou. Roberta também agradeceu o apoio do Conselho Municipal de Cultura e parabenizou todos os entes culturais que conseguiram aprovar os seus projetos.
Notícias relacionadas
Santa Cruz Jazz and Blues Festival terá participação de Yamandu Costa
Terceira edição do evento já está confirmada e ocorrerá em agosto deste ano
Shows inéditos, cerveja exclusiva e acessibilidade; confira as novidades do Bailinho da Borges 2025
Lançamento oficial ocorreu na noite desta terça-feira, com apresentação da nova corte
Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão planeja ampliar atendimento aos idosos
Um encontro foi realizado nesta terça-feira no Cras Beatriz
Feira da Produção busca patrocinadores para trazer show nacional
Agenda de visitação a empresas iniciou ainda em janeiro, com propósito de injetar recursos na programação