Conforme Marli Silveira, o prêmio é importante para os escritores e abre um campo significativo na literatura local, regional e estadual
A Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, a Alesc, está organizando o lançamento de um concurso literário para o ano que vem. Conforme a presidente da entidade, a escritora Marli Silveira, o Prêmio Lya Luft começou a ser pensado neste ano. Havia o objetivo de lançar o premio durante o 4º Congresso Estadual das Academias de Letras do Rio Grande do Sul, realizado em Santa Cruz do Sul no fim de novembro. No entanto, outras demandas como o lançamento do livro dos anais do congresso acabou adiando o concurso. Em entrevista à Arauto News, Marli Silveira explicou que a ideia é lançar no ano que vem o Prêmio Lya Luft.
Conforme Marli Silveira, o prêmio é importante para os escritores, ajuda a potencializar a e reconhecer caminhadas. O objetivo é abrir um campo significativo na literatura local, regional e estadual.
A Alesc deve definir ainda o regulamento do concurso e realiza reuniões com possíveis parceiros. O objetivo é oferecer uma premiação em dinheiro, mas também garantir a continuidade do evento nos anos futuros.
“Porque a gente lança e depois temos a avaliação. Eventualmente temos que colocar mais uma categoria, de repente as categorias que lançamos são insuficientes e outras são mais adequadas, por isso é importante a continuidade”, analisa Marli. A intenção, acrescenta ela, é lançar o prêmio, a inscrição, e então será necessário tempo maior para a análise das obras e no ano seguinte será a premiação. “Tínhamos planejado fazer a premiação em setembro, aniversário da Lya Luft, então seria em setembro de 2026. Mas isso tudo ainda está em aberto. O fato é que queremos realmente ter um prêmio de literatura de abrangência estadual”, reflete a vera-cruzense Marli Silveira.
O prêmio homenageia e reconhece a autora santa-cruzense de renome mundial, pela escrita e também pelo trabalho na tradução. Lya Fett Luft nasceu em Santa Cruz em 15 de setembro de 1938. Estudou Pedagogia e Letras anglo-germânicas na PUC de Porto Alegre. Traduziu para o português mais de 100 livros, dentre os quais se destacam os de Virginia Woolf, Rainer Maria Rilke, Hermann Hesse, Doris Lessing, Günter Grass, e Thomas Mann.
Durante sua carreira, escreveu e publicou 23 livros, entre romances, coletâneas de poemas, crônicas, ensaios e livros infantis. Os livros de Lya Luft continuam sendo traduzidos para diversos idiomas. A escritora morreu em 30 de dezembro de 2021, aos 83 anos de idade, em Porto Alegre, vítima de um melanoma.
Notícias relacionadas
Festa de São Sebastião Mártir inicia no dia 17 de janeiro
Programação prevê apresentações musicais, momentos de fé e gastronomia
Encontro de Terno de Reis ocorre neste sábado em Mato Leitão
Grupos do município, Venâncio Aires e Passo do Sobrado irão participar
Prorrogadas inscrições para nova corte do Carnaval de Venâncio Aires
Desfiles vão ocorrer nos dias 1º e 3 de março, na Rua Osvaldo Aranha
CTG Lanceiros de Santa Cruz mantém viva tradição do Terno de Reis há mais de seis décadas
Visitas neste ano já começaram e seguirão até o dia 6 de janeiro