Objetivo da Administração Municipal é a permanência dos visitantes por mais dias na cidade
Rio Pardo, conhecida por seu rico patrimônio histórico e cultural, atrai anualmente milhares de visitantes para conhecer o município. Em entrevista ao Grupo Arauto, a secretária municipal de Turismo e Cultura, Rosi Paim, apresentou as ações do último ano e os objetivos da pasta para ampliar o turismo em 2025.
Segundo a titular da pasta, o município destaca-se por seu turismo histórico, com prédios antigos e festivais tradicionais; turismo gastronômico, com pratos como o filé de traíra e o sonho de origem portuguesa; e também pelo turismo religioso, com a tradicional procissão do Senhor Morto na Páscoa. “Nós estamos o ano inteiro cercados de possibilidades de mostrar o que Rio Pardo tem”, ressaltou.
A secretária afirmou que 2024 foi um ano de desafios, marcado pelas enchentes que afetaram tudo, inclusive o processo de construção eventos. Porém, ela apontou que a união da comunidade permitiu à cidade retomar gradualmente sua rotina turística. “Acredito que o maior desafio foi após as enchentes nós retomarmos a nossa rotina, nossa vida de cidade histórica e turística. Graças aos esforços de toda a comunidade conseguimos retornar”, expressou.
A programação turística de Rio Pardo para 2025 já começa com o tradicional Carnaval, que atrai foliões para a Avenida Gogói, na Rua Andrade Neves. Outros eventos incluem a Festa do Peixe, Semana Santa, Semana Farroupilha, Semana do Município, Festival de Bandas Marciais, Noite das Assombrações e o Natal.
De acordo com Rosi, a pasta busca diversificar a agenda de eventos, para atrair todos os públicos. “Uma das necessidades é essa, dar alternativas para que as pessoas possam querer vir a Rio Pardo e se interessar. A pasta tem que dar oportunidades de diversificar as nossas atrações e eventos, para que chamem vários tipos de público”, pontuou.
Além disso, salientou que a Administração Municipal está investindo na reestruturação de ruas, calçadas e pontos turísticos, buscando tornar a cidade mais acessível e visualmente atraente. “Estamos com a nossa cidade se organizando e transformando ela em um moderno, com todo o respeito que a parte histórica merece e não vai ser mexida”, colocou.
A intenção, segundo ela, é a permanência dos turistas por mais dias na cidade. “O turista vem e gera renda para o município. É importante que ele fique, que se agrade a ficar mais tempo. Os restaurantes vendem mais, as lojas vendem mais. A cidade está sendo pensado hoje para receber o turista e para que ele fique na nossa cidade”, concluiu.
Notícias relacionadas
Decreto quer dar segurança para atuação policial, diz secretário
Para Sarrubbo, estado que descumprir regras não terá recursos de Fundo
Jarbas confirma mais cinco nomes no primeiro escalão de Venâncio Aires
A composição final do governo está sendo finalizada e deve ser anunciada ainda nesta sexta-feira
Polêmica na Câmara: veja o que falaram os vereadores que faltaram na sessão para repasse de recursos na saúde
Em pauta no Legislativo estariam dois projetos de lei do Executivo
Falta dos vereadores em sessão extraordinária foi um pedido de Sérgio Moraes; entenda
Parlamentares iriam analisar repasse de R$ 3 milhões ao Hospital Ana Nery