Encontro ocorre nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores
Com o objetivo de debater a falta de mão de obra formal em Venâncio Aires e, também, na região, o vereador Tiago Quintana (PDT) propôs, por meio da Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo (Ceic), a realização de uma audiência pública para debater o tema.
O encontro será realizado nesta terça-feira (3), a partir das 19h30min, no plenário Vicente Schuck da Câmara de Vereadores, e é aberto à comunidade. Devem participar da audiência, empresários, representantes da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), representantes de sindicatos e outros convidados.
“Temos escutado bastante o relato dos empreendedores de escassez de mão de obra para suprir os pontos de trabalho que estão disponíveis, tanto de mão de obra qualificada quanto a sem qualificação. E isso é um problema muito sério”, salienta.
O parlamentar diz que debater o desemprego seria muito pior. No entanto, a falta de mão de obra é um problema que atrasa o desenvolvimento econômico dos municípios e, por isso, é necessário encontrar soluções o mais rápido possível. “Não é uma única decisão que vai resolver isso. O mercado de trabalho está passando por uma revolução e se acentuou no pós-enchente, se esperava que nós teríamos mais desemprego, mas o lado bom disso é que ocorreu o contrário. A economia se acelerou pela injeção de recursos na recuperação do Estado, e passados seis meses a gente vê ainda mais escassez de pessoas para trabalhar.”
Outro ponto que será debatido na audiência pública, conforme Quintana, é o impacto do programa federal Bolsa Família. Para o vereador, é preciso compreender se a iniciativa está atraindo mais pessoas para a informalidade ou para não entrar no mercado formal de trabalho.
“Eu não quero julgar nem demonizar o programa, ele tem as suas virtudes sim e não é com o programa social que a gente gera o fim da desigualdade ou da pobreza. Nós temos que ter uma porta de saída, não pode ser permanente, e isso pode estar sendo uma das causas que estão drenando as pessoas para ficar na informalidade”, reflete. Quintana reforça o convite para que a comunidade venâncio-airense participe e debata o tema, apresente ideias e ajude a identificar possíveis soluções.
Notícias relacionadas
Paulo Kohlrausch apresenta balanço de sua gestão à frente da Prefeitura de Santa Clara do Sul
Chefe do Executivo se despede do cargo em 31 de dezembro
Legislativo confirma repasse de R$ 200 mil para a Comunidade Terapêutica Recomeçar
Audiência pública foi realizada no Plenário Vereador Nilton Garibaldi
Airton Artus oficializa repasse de emendas parlamentares para cidades da região
Oito municípios irão receber os recursos financeiros, especialmente para áreas de saúde e segurança
Câmara de Vereadores recebe seis novos projetos para a sessão desta segunda
Reunião ordinária inicia às 16h