Santa Cruz

Água da bica do Bairro Faxinal Menino Deus é considerada imprópria, mas moradores fazem fila para o consumo

Publicado em: 29 de novembro de 2024 às 15:01 Atualizado em: 29 de novembro de 2024 às 15:08
  • Por
    Kássia Machado
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz e Leandro Porto
  • Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Informação foi confirmada pela prefeita Helena Hermany

    Com a alteração no gosto e odor da água fornecida pela Corsan/Aegea, moradores de Santa Cruz do Sul têm buscado fontes alternativas. Um dos pontos que registrou aumento na circulação de pessoas é uma bica localizada no Bairro Faxinal Menino Deus.

    Contudo, de acordo com a prefeita Helena Hermany, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, testes realizados por técnicos da Prefeitura apontaram que a água da bica é imprópria para consumo. “Tem aquela bica particular, é um senhor de Portugal que é dono daquele terreno. Aquela água vem de uma vertente, e ele canalizou para fora, e colocou uma espécie de gruta com a figura de Nossa Senhora. As pessoas têm muito aquela impressão que a água é própria para o consumo, e elas estão indo muito ali buscar aquela água”, salienta.

    Embora se trate de um local privado, a Administração Municipal decidiu realizar as análises devido à responsabilidade com a saúde pública. “Essa água, sim, é imprópria para consumo. Por ser uma bica particular, não podemos interromper o acesso, mas colocamos uma placa alertando a comunidade sobre a impropriedade da água, conforme os testes realizados pelos nossos técnicos”, explica Helena Hermany.

    Moradores afirmam que continuarão utilizando a bica

    Na manhã desta sexta-feira (29), a reportagem do Grupo Arauto esteve no local para acompanhar a movimentação. Em conversa com os moradores, muitos afirmaram que continuarão utilizando a água da bica como alternativa de abastecimento.

    Foto: Kássia Machado/Grupo Arauto

    Morador do Bairro Faxinal Menino Deus há 30 anos, Jair Schmidt, de 54 anos, disse que consome a água da bica há cerca de cinco anos. “Se essa água fizesse mal, eu já estaria morto. Uso para o café, chimarrão, para tudo”, relata.

    Outro morador, que preferiu não se identificar, afirmou que utiliza a água da bica desde criança. “A água é cristalina. Sempre usamos”, comenta.

     

     

     

     

    Leia também