Região

Vale do Sol recolhe cerca de 50 toneladas de lixo por mês

Publicado em: 30 de janeiro de 2017 às 09:42 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:50
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    As rotas e os horários dos caminhões da coleta de lixo foram alterados em 2015

    O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais. As consequências da disposição inadequada do lixo no meio ambiente são a proliferação de vetores de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima espontânea do lixo exposto.

    Dentro desse quadro, a coleta de lixo aparece não como a solução final, mas como uma das possibilidades de redução do problema. Em Vale do Sol, são recolhidos cerca de 50 toneladas de lixo por mês. O recolhimento é realizado pela Conesul, que transporta o lixo do Município para Minas do Leão na Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), com foco na área de destino final e valorização de resíduos sólidos urbanos.

    As rotas e os horários dos caminhões da coleta de lixo foram alterados em 2015, porém muitos moradores ainda têm dúvidas referente ao roteiro. A localidade que recebia o recolhimento de lixo na terça-feira, passou a receber na segunda-feira, de quinta-feira para quarta-feira e quem recebia no sábado passou a receber na sexta-feira. Nas ruas centrais o recolhimento ocorre três vezes por semana, na segunda, quarta e sexta-feira.

    Roteiro no Interior

    Toda segunda-feira a coleta acontece em Faxinal de Dentro, RSC-287, Corredor Ledur, Corredor Rohlfes, Corredor Quoos, Corredor Bello, Corredor em frente à Serraria, Casa do Produtor, Prainha de Vale do Sol, Corredor Vargas, Pinhal Trombudo, Campos do Vale, Três Barulhos, Rio Pardense, Alto Boa Vista, Linha Cristina, Calçamento de acesso ao Centro, Rua Padre Guilherme, Divisa do Município com Candelária, Linha Cachete, Rua Seboldo Tesche, Linha Bernardino até a ponte que atravessa o Arroio Francisco Alves, Formosa até o Werner Dummer, Rua Arlindo Quoos e ruas centrais do Município.

    Nas quartas-feiras, o caminhão passa em Linha Trombudo, Alto Trombudo, Alto Castelhano, Linha Herval de Baixo, Linha Telles, Linha Boa Esperança, Travessa Balneário Drost, Linha Plums, Linha Bastian, Linha Fischer, Rua Seboldo Tesche, Rua Arlindo Quoos, Rua Padre Guilherme, Extensão Rua Dr. Luiz Jacobuz e ruas centrais do Município.

    Nas sextas-feiras, a coleta é realizada na Rua Padre Guilherme, área central de Formosa, estrada secundária de Formosa, Linha 24 de Fevereiro, Linha Bernardino, Linha São Miguel, Linha da Barra até o entrocamento com a estrada geral de acesso para Alto Castelhano, Rua Seboldo Tesche, Rua Arlindo Quoos, Rua Padre Guilherme e ruas centrais do Município.

    Em Linha Miquita, Paredão e Alto Boa Vista o caminhão passa uma vez por mês, na segunda-feira. Na primeira semana do mês, na quarta-feira, o recolhimento é realizado em Fontoura Gonçalves, Alto Quilombo, Cantos dos Martins até à encruzilhada e Canto dos Hoesel. Na quarta-feira da segunda semana, passa por Corredor Immig, Canto Dois Pinheiros e Canto dos Italianos. Na quarta da terceira semana, passa em Chapadão. Na quarta-feira da quarta semana, o recolhimento é em Linha Fontes do Vale saindo em Alta Boa Vista. Na primeira sexta-feira do mês, a coleta é em Linha da Várzea, 15 de Novembro e Sete Barulhos. Na segunda sexta-feira o caminhão recolhe em Linha Cinco, Alto Formosa e Corredor 1. Na quarta sexta-feira do mês, a coleta também é realizada no Corredor 1.

    A Analista Ambiental, Graciela Pacheco, salienta que é importante a população fazer a separação do lixo seco e orgânico. “Com a separação reduzimos a demanda de destinação para o aterro, e seguimos em busca de implantar no município a coleta seletiva”, complementa.

    Lixo Eletrônico 

    Somando a falta de informação da população com raros lugares para se descartar esses materiais, o lixo eletrônico nem sempre consegue chegar ao seu destino correto. Em Vale do Sol, na Prefeitura Municipal, nas ESFs Anita Garibaldi, Faxinal de Dentro e Centro, existem pontos de coletas para resíduos de pilhas, baterias e remédios vencidos. O Departamento de Meio Ambiente recomenda que baterias sejam entregues diretamente nas lojas de celulares.