União das bandas marciais, tradicionais na Cidade Histórica, deve ser ponto alto da programação no dia 11 de dezembro
O Natal em Rio Pardo, Encanto e Magia, está tomando forma e a comunidade local e visitante pode esperar uma vasta programação cultural entre 11 e 29 de dezembro, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo da Cidade Histórica, Rosi Paim, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News.
O desfile temático na rua Andrade Neves será no dia 11 de dezembro, em parceria com várias entidades, explicou Rosi. Mas o destaque, antecipou, fica por conta da grande banda do Noel, com a previsão de reunir mais de 100 músicos integrantes das bandas marciais de Rio Pardo, uma tradição local, que nesta oportunidade se unem para formar a grande banda do Bom Velhinho.
Implantado no ano passado e garantido para este Natal, o Vilarejo do Papai Noel é um espaço lúdico e religioso, ideal para as crianças fotografarem e encontrarem com o Bom Velhinho, e onde também vai haver programação como mágica, teatro, contação de histórias, ilustrou a Secretária.
No dia 15 de dezembro, está na agenda a apresentação do mágico Alex, e o show de Régis e Ismael no palco principal; dia 16, no Centro de Cultura haverá apresentação de produções contempladas pela Lei Paulo Gustavo, às 20h; no dia 17 tem teatro e no dia 18 contação de histórias. Dia 19 de dezembro uma novidade: o auto de Natal produzido por artistas locais, no Centro de Cultura.
Dia 20 tem o show das bandas marciais; dia 21 a banda Lithios se apresenta e ainda tem teatro Sofia, a menina que odiava o Natal; e durante o dia a feira do empreendedor. Para o dia 22 está prevista uma banda de pagode e Marcos Henrique; e no dia 23 a banda Sétimo Sentido. Neco Machado ainda a confirmar data. Até o dia 29 de dezembro a programação acontece de forma gratuita à população, frisou Rosi.
Aliás, os festejos natalinos, que também têm por motivação fomentar o comércio local nesta data tão importante, a mais significativa para os lojistas, focam especialmente o lado lúdico, cultural e religioso, assegura Rosi. “Lembrar a religiosidade e a parte lúdica, da criança que existe dentro de nós”, frisou.
O Natal em Rio Pardo, reflete ela, tem sido uma construção, para aos poucos atrair também visitantes. Não é um evento consolidado como o carnaval, mas a cidade se prepara para receber o visitante com uma programação bonita e marcante.
Por falar em carnaval…
É só no ano que vem, mas logo logo os preparativos começam. Isso porque é a festa mais tradicional de Rio Pardo, e que em 2024 atraiu em torno de 110 mil pessoas para a avenida Gogóia. “É uma festa grande. É feita uma comissão com várias secretarias para estruturar o evento, com ajuda de custo às entidades carnavalescas, com o sucesso que queremos sempre. É o maior carnaval popular do interior do Estado”, frisou Rosi.
Por isso, nos próximos dias a intenção é reunir com as entidades para começar esse processo. Em 2025, são seis noites de festa, começa dia 27 de fevereiro até 4 de março. “Necessita de tempo grande e equipe maior para o êxito”, completou ela, ressaltando a parceria com forças de segurança, o olhar atento para a infraestrutura e as atrações para a folia ser realizada.
Notícias relacionadas
Meninas do abrigo de Santa Cruz comemoram 15 anos em festa na Bierhaus
A prefeitura disponibilizou recursos e também reuniu parceiros locais que providenciaram todo o aparato necessário
Desfiles temáticos e espetáculos natalinos são destaques da Christkindfest
Santa Cruz do Sul viverá o encanto do Natal com carros alegóricos, personagens mágicos e uma história emocionante na Vila do Noel
Inicia nesta sexta-feira o 3º Mercado de Natal do Clube de Leituras
Evento ocorre no Salão Piazito até domingo
Primeiro desfile de Natal de Vera Cruz acontece domingo
Programação na Praça José Bonifácio já começa de tarde, mas desfile inicia às 20 horas com a participação de mais de 350 figurantes