A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições
Após nove dias de intensas agendas no Japão e na China, o governo do Rio Grande do Sul encerrou, nessa quarta-feira (27), a missão oficial aos dois países. Liderada pelo governador Eduardo Leite, a comitiva promoveu o Estado em importantes plataformas internacionais e ampliou o diálogo com grandes empresas, governos e instituições.
“A missão ao Japão e à China foi um marco importante para o Estado. Como eu costumo dizer, o Rio Grande do Sul não é uma ilha. É importante a nossa presença no Exterior para integrarmos o Estado à economia mundial. Saímos daqui com parcerias encaminhadas, aprendizados valiosos e perspectivas de investimentos que fortalecerão nossa economia e tornarão nosso Estado mais competitivo, sustentável e conectado ao mundo. O futuro do Rio Grande do Sul está mais integrado ao cenário global”, avaliou Leite.
A etapa japonesa da missão destacou-se pelas reuniões com empresas como Toyota, Mitsubishi Heavy Industries e Shizen Energy, além de visitas a centros de referência em resiliência climática, como o Metropolitan Area Outer Underground Discharge Channel. Também foi firmado um memorando de entendimento com a Shizen Energy para se estudar a viabilidade de um parque eólico offshore no litoral gaúcho. Já a segunda etapa da missão, realizada na China, trouxe novos avanços em áreas como mobilidade sustentável, logística e energia renovável.
Com o encerramento da missão, o governo do Rio Grande do Sul dará continuidade às negociações iniciadas durante a viagem, com foco na consolidação de investimentos e na execução de projetos estratégicos apresentados nos dois países. A Invest RS terá um papel importante nessa tarefa e será responsável por dar sequência às conversas iniciadas com empresas e governos locais.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão