LGBTI+

Parada da Diversidade evidencia orgulho e resistência em Santa Cruz

Publicado em: 24 de novembro de 2024 às 17:00 Atualizado em: 24 de novembro de 2024 às 20:57
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Evento ocorre neste domingo no Centro da cidade

    A 4ª Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul está ocorrendo neste domingo (24), na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. Com o tema “Não ao retrocesso! Avancemos juntos com orgulho e resistência!”, o evento representa a luta pelos direitos LGBTI+, promovendo inclusão, aceitação e respeito à diversidade. A programação iniciou às 13h e segue até às 22h.

    O coordenador da Parada, Ruben Quintana, destacou que o evento tem o objetivo de dar visibilidade à luta da comunidade LGBT. “É uma luta importante. Avançamos muito em Santa Cruz em políticas públicas da diversidade, porém, ainda existe essa obrigatoriedade de continuar lutando para a gente não retroceder os avanços que nós tivemos. Então, a Parada da Diversidade vem para reforçar essa resistência toda por esses avanços”, explicou.

    Além da parada, a população pode conferir produtos e serviços na 3ª Feira da Diversidade, que conta com 20 expositores de diversas áreas. “É o empreendedorismo, a economia criativa, especialmente para a população LGBT. A gente sempre trabalhou muito forte a questão da empregabilidade e renda da população, especialmente a população trans, que é a população que mais sofre a questão do desemprego e do preconceito dentro do próprio local de trabalho”, afirmou Quintana.

    O evento conta com a presença de comitivas de diversas cidades do estado. A Associação Sarita Vit, de Cruz Alta, que leva o nome de uma mulher trans símbolo de resistência do município, também está presente na Terra da Oktoberfest com aproximadamente 20 integrantes. “Essa associação visa representar os interesses da comunidade LGBT, lutar pela garantia dos nossos direitos e, principalmente, ser uma frente de luta contra a expansão da extrema-direita e do discurso conservador, da pauta conservadora”, explicou um dos integrantes da Sarita Vit, Marcos Marques.

    O coordenador ressaltou ainda que Santa Cruz é um município pioneiro em ter um plano de políticas públicas da diversidade. Além disso, é o único município do interior a ter um Departamento da Diversidade. “A gente tem que continuar avançando nesse sentido, mas ainda há muito por se fazer, ainda tem muito preconceito dentro dos lares, escolas e locais de trabalho, inclusive na rua. Estamos reduzindo. Santa Cruz melhorou muito. É uma cidade acolhedora, uma cidade friendly, mas a gente tem muito o que avançar”, afirmou Quintana.

    A 4ª Parada da Diversidade é organizada pela Angel Produções, em parceria com a ONG Desafios, e patrocinada pelo município de Santa Cruz do Sul por meio da Lei de Patrocínio.