Listas são importantes no dia a dia. Você faz para o mercado, para as tarefas do trabalho, dos lugares que quer conhecer e tantas outras. Dá para fazer lista pra tudo. Aqui neste texto, uma dica de leitura e uma lista, claro, que espero que você goste.
Tenho uma criança leitora e me orgulho disso. Desde muito pequena, minha filha é apaixonada por livros e por histórias. Na escola em que ela estuda, uma vez por semana, pelo menos, é dia de biblioteca. E ela adora! Toda semana, um livro novo para “consumir”, sempre com a perfeita orientação da profe da biblioteca. Invertemos os papéis há um tempo: antes, eu lia a história para ela. Desde que ela passou a ler, eu sento e sou toda ouvidos para as suas histórias.
Não nego que fico muito feliz de ver o gosto dela pelos livros, pela leitura, e o tanto de descobertas que proporciona. Se a gente aperfeiçoa fazendo, tenho absoluta certeza de que ela já é uma grande leitora!
Por vezes, ela emite conhecimentos que a gente até estranha, aí perguntamos de onde ela sabe isso e ela cita as histórias que leu.
Pelo menos um livro por semana, e olha que agora, findando o quarto ano, não são livros com figuras e de poucas páginas. São livros densos, de muitas páginas, de narrativa, enredo. E ela se orgulha de completá-los e de falar sobre eles.
Mas eu lembrei – e quero contar para vocês – de um livro que ela trouxe para casa quando estava no primeiro ano e que vale como dica. “Listas fabulosas”, da autora Eva Furnari.
A divertida história traz engraçadas listas do Clube das Listas. Descobrimos, por exemplo, que lavar roupa com suco de uva e encher a banheira com conta-gotas estão entre os piores jeitos de se realizar uma tarefa.
Existe, também, lista de nomes exóticos para os negócios do tio do Xulinho: ponto de táxi Tartaruga, pet shop Cachorro-quente, padaria Pão Duro… e por aí vai.
Os nomes dos empreendimentos são uma das razões do sucesso de seu marketing.
Por que lembrei disso? Porque listas são importantes na nossa rotina, facilitam e podem ser muito úteis. E, também, porque vi um conteúdo – uma lista! – sobre 20 coisas que as crianças devem fazer até os 12 anos, que não quero guardar só para mim.
A lista a seguir não está no livro das fabulosas, mas com certeza traz, assim como a história, muita diversão.
Eu comecei a riscar as atividades já realizadas, confere:
- Acampar com a família
- Soltar pipa
- Sair para pescar
- Fazer piquenique na natureza
- Brincar com gravetos
- Fazer uma fogueira (e dançar quadrilha!)
- Escalar uma árvore
- Pintar um quadro
- Andar descalço
- Assistir ao nascer do sol
- Observar as estrelas
- Fazer uma trilha
- Explorar um lugar novo
- Ajudar uma planta a crescer
- Nadar no mar (ou no rio, vale também)
- Ajudar um animal
- Assistir ao pôr do sol
- Encontrar-se (sozinho) em uma mapa
- Construir uma cabana
- Levar um amigo para uma aventura na natureza.
E você, o que já riscou e o que acrescentaria a esta fabulosa lista?
Notícias relacionadas

A evolução das bonecas
Minha mãe criava suas próprias bonecas, eu desejei e ganhei a minha boneca bebê e a minha Barbie e minha filha tem um aglomerado delas em seu quarto. Em três gerações, quanta coisa mudou.

Por Daiana Theisen

Escute mais, fale menos
Escutar é diferente de ouvir. Escutar pressupõe ouvir com atenção e compreender o que se ouve. Ouvir é apenas captar os sons, automático e fisiológico. Neste mundo digital onde todo mundo se conecta mas poucos se encontram, precisamos escutar mais. Nossos filhos precisam disso.

Por Daiana Theisen

A felicidade mais pura
A felicidade das crianças é baseada em simplicidade. O que as faz feliz, na maioria das vezes, é o que dinheiro não pode comprar.

Por Daiana Theisen

Quem nunca
Eu gosto de olhar para trás, nesta trajetória maternal, e ver o quanto eu me permiti rever conceitos e o quanto de crescimento essas mudanças me proporcionaram.
