A natação é uma exercício físico completo. Você sabe qual o momento ideal de matricular seu pequeno em uma aula de natação? Nós experimentamos quando nossa filha tinha cinco anos e foi um divisor de águas.
Ter piscina em casa é muito bom, proporciona ótimos momentos de lazer, mas quando se tem criança é preciso muito cuidado, atenção e orientação para evitar acidentes. Os pequenos não percebem o perigo, para eles a água é pura diversão.
Por isso, a atenção deve ser redobrada sempre, ainda mais quando o pequeno já tem alguma familiaridade com a água.
Cercar a piscina, evitando o acesso facilitado, manter a supervisão constante e consciente de um adulto (que esteja presente, atento, e não apenas fisicamente ali) e oferecer, quando na água, boias e coletes para a segurança é imprescindível.
Quando a Amanda tinha por volta de cinco anos, nós apostamos em aulas de natação e foi uma experiência muito interessante. Mas, sabemos, é possível começar bem antes. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que as aulas de natação infantil podem iniciar a partir dos seis meses. Isso mesmo, ainda bebês.
No verão anterior às aulas, na nossa experiência, mergulhar era algo impensável para nossa filha. Depois de dois meses de aula de natação, uma vez por semana, a evolução foi significativa, diria até que ficamos impressionados.
Mergulhos, pulos, nadar sem auxílio se tornaram realidade, o que nos tranquilizou por vermos que nossa filha já apresentava defesa na água. Claro que jamais a deixamos sozinha na piscina, mas as boias de braço foram dispensadas. Aquele nosso medo de ela cair na água sem querer e não saber o que fazer foi superado.
Mas os benefícios da natação vão além. Por se tratar de uma atividade física, essencial para manter a saúde em dia, é uma aposta certeira em qualquer idade.
A atividade proporciona o fortalecimento do sistema imunológico, melhora a capacidade cardiorrespiratória, a agilidade, a força e a velocidade, e ainda ajuda a desenvolver a coordenação, o equilíbrio e as habilidades psicomotoras.
Também, melhora o sistema cardiorrespiratório, auxiliando no tratamento de diversas complicações respiratórias, como a asma, a bronquite e a rinite (as famosas ites), por exemplo.
Por ser uma atividade intensa, possui uma queima de energia elevada, e melhora a qualidade do sono. Logo após as aulas, seu filho(a) se sentirá relaxado e pronto para descansar durante a noite toda.
E ainda têm aulas para a família, se você quiser aproveitar com os pequenos todos estes benefícios e criar ainda mais memórias, juntos.
Quem quiser saber mais, ouça a Conversa de Mãe com a Mariângela e o Nycolas Pavi, professores de natação. Eles listam mais benefícios e têm muitas dicas para quem quer mergulhar nesta atividade, literalmente! É só clicar aqui.
Notícias relacionadas
Meu filho(a) nunca…
Quem nunca disse essa frase que atire a primeira pedra. Eu, minha gente, já mordi na língua incontáveis vezes. Mas o bom é perceber que temos a chance de rever conceitos, de mudar nossos próprios paradigmas. Sempre por eles.
Por Daiana Theisen
Garrafinha da calma
Regular as emoções não é tarefa fácil para os adultos, tampouco para as crianças. Mas é necessário. Encontrar uma maneira de fazer isso é o segredo. O que dá certo para mim talvez não funcione com você. Encontre a sua maneira!
Por Daiana Theisen
Dinheiro no cofrinho
Estimular as crianças a serem conscientes em relação ao dinheiro é ensinamento que vem de casa, é reforçado na escola e lição para a vida!
Por Daiana Theisen
Crianças e gafes
Crianças nos colocam em situações embaraçosas. Mas depois que a vergonha passa, ficam muitas histórias divertidas para contar e lembrar! Garanto que você vai lembrar de algumas.