SANTA CRUZ

Após ajuste em tratamento, cheiro e coloração na água devem ser normalizados nos próximos dias

Publicado em: 18 de novembro de 2024 às 19:42
  • Por
    Portal Arauto
  • Foto: Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Corsan analisou proliferação de algas nos pontos de captação

    Em virtude das altas temperaturas dos últimos dias, a Corsan observou em seus processos de análises diárias da água um aumento atípico da proliferação de algas nos pontos de captação de água em Santa Cruz do Sul. A Companhia informa que já ajustou os processos de tratamento da água e a sua qualidade está garantida. A coloração e cheiro na água devem estar normalizados nos próximos dias. A Corsan esclarece que não há risco no consumo para a população.

    Somente depois de todos os procedimentos de purificação e controle de qualidade, com mais de 500 testes diários de amostras feitas em Santa Cruz do Sul, é que a água sai da estação de tratamento e daí para os reservatórios, onde é armazenada para ser enviada aos clientes.

    A Corsan esclarece que a água captada em rios, arroios ou barragens, para abastecer a população, passa por rigoroso tratamento antes de ser distribuída para consumo.

    As amostras passam pelo Laboratório Central de Águas, localizado em Porto Alegre e que atende os 317 municípios do Rio Grande do Sul abastecidos pela Corsan. São monitorados cerca de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de Potabilidade do Ministério da Saúde e de Agrotóxicos da Secretaria Estadual de Saúde. Desta forma, a água chega às torneiras sem risco da permanência de algum elemento que possa ocasionar doenças.

    A Companhia possui competência técnica reconhecida pela certificação ISO 17.025, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso representa a garantia da qualidade da água oferecida.

    A Corsan ressalta que está permanentemente à disposição em seus canais de relacionamento com os clientes e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

    Estão disponíveis o app Corsan (pelo telefone celular), site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo número 0800.646.6444.