Deputados, secretários e empresários gaúchos estão em solo japonês
A primeira agenda oficial da Missão Internacional do governo gaúcho, que reúne deputados, secretários e empresários em solo japonês, ocorreu na manhã desta segunda-feira (18). A comitiva gaúcha foi recebida em Shiga, província coirmã do RS, pelo governador Taizo Mikazuki e autoridades da região.
Em 2025, o acordo de irmandade entre os dois estados completará 45 anos. O governador Mikazuki reforçou a importância dos laços de amizade entre as duas localidades, e se solidarizou com o povo gaúcho pelos prejuízos ocasionados pelas enchentes. O governador Eduardo Leite e Mikazu assinaram um termo oficial, reafirmando a parceria entre os dois Estados. O governador de Shiga ainda realizou a entrega de uma doação ao Rio Grande do Sul no valor aproximado de um milhão de ienes, o equivalente a R$ 37 mil.
O deputado estadual Airton Artus está na comitiva e destaca a recepção aos gaúchos, principalmente pelo estreitamento da relação entre as duas regiões, focando nas questões relacionadas à resiliência climática, onde Shiga possui expertise nesta área, além da tecnologia e inovação, educação e ainda na gestão hídrica.
Segundo Artus, o governador Mikazuki anunciou que virá ao Rio Grande do Sul no ano que vem para a celebração dos 45 anos de irmandade entre os dois Estados. Após a recepção, a comitiva gaúcha fez um passeio pelo lago Biwa, o maior do Japão, dentro de um barco chamado “Rio Grande”, batizado em 1984 em homenagem ao acordo de fraternidade entre os dois estados firmado quatro anos antes.
Pelo Legislativo gaúcho, o encontro foi acompanhado pelo presidente do parlamento, Adolfo Brito, pelo líder do governo, Frederico Antunes, pelos deputados Luiz Fernando Mainardi, Thiago Duarte, Airton Artus e Vilmar Zanchin. O secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, e o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, também participaram do encontro.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão