A missão de governo tem grande foco econômico, com vertentes que vão das mudanças do clima à transição energética
O deputado estadual Airton Artus (PDT) está com viagem marcada para a Ásia nesta quinta-feira (14). O parlamentar acompanha a delegação gaúcha e será um dos representantes da Assembleia Legislativa (AL) no Japão e na China, juntamente com o presidente da AL, Adolfo Brito (PP), Airton Lima, Professor Issur, Thiago Duarte, Frederico Antunes, Luiz Fernando Mainardi, Delegada Nadine e Vilmar Zanchin. O governador Eduardo Leite e alguns secretários também estão confirmados no roteiro, marcado para dia 14 a 28 de novembro.
A missão de governo tem grande foco econômico, com vertentes que vão das mudanças do clima à transição energética, passando pelos semicondutores. O Japão é um país de crédito barato para investimentos, devido à sua baixa taxa de juro. Além disso, tem um histórico de reconstrução após tragédias. Já China é a segunda maior economia do mundo e ocupa há anos a liderança entre os destinos das exportações do Rio Grande do Sul.
ROTEIRO
A comitiva deixa Porto Alegre, às 17h35 desta quinta-feira em direção a Guarulhos. De São Paulo haverá uma escala em Adis Abeba, capital da Etiópia, antes do desembarque em Tóquio, com previsão de chegada às 19h30 de sábado. As visitas estão agendadas nas empresas Toyota, Mitsubishi, Shizen e JTI.
Na quinta-feira, dia 21, haverá o deslocamento aéreo de Tóquio para Shenzhen, na China. Por lá, o grupo visita as empresas Huawei, BYD e porto de Yantian.
No dia 23 de novembro a comitiva viaja até Pequim, onde visita a fábrica da montadora GWM, o arranha-céu mais alto da China com 109 andares. Além disso, a comitiva gaúcha se reúne com as embaixadas e províncias dos dois países. A saída da delegação está prevista para o dia 26 e a chegada em Porto Alegre no dia 28 de novembro.
Para o deputado Airton, a viagem à Ásia é uma forma de formar parcerias e potencializar o estado para ingressar no mercado, assim como conhecer as gigantes da tecnologia mundial e atualizar contatos para que os asiáticos possam conhecer e investir na região do vale do Taquari e Rio Pardo.
Notícias relacionadas
“Estamos vivendo um novo 8 de janeiro”, relatou jornalista da TV Câmara
Após explosões na Praça dos Três Poderes e no Anexo 4 da Câmara dos Deputados, clima de tensão e insegurança predomina na Capital
CCJ da Câmara adia votação de PEC que proíbe o aborto legal
Relatora leu parecer favorável à proposta
Sindicato emite nota sobre funcionamento do comércio no final do ano em Santa Cruz
A entidade se colocou contrária a abertura do comércio em domingos e feriados
Legislativo aprova projeto para realização de pesquisa em estabelecimentos de saúde de Santa Cruz
Consulta será facultativa, individual e realizada por meio de autoatendimento