Região

Implantação do prontuário eletrônico é concluída

Publicado em: 02 de fevereiro de 2017 às 16:05 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 12:11
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
    compartilhe essa matéria

    Município de Sinimbu terminou a implantação um mês antes do prazo solicitado

     A partir de segunda-feira (6), os postos das ESFs – Estratégias de Saúde da Família – e o Posto de Saúde Central de Sinimbu passarão a contar com os prontuários eletrônicos.  O sistema do PEC – Prontuário Eletrônico do Cidadão – passa a funcionar um mês antes do novo prazo solicitado pela Secretaria de Saúde.

    Conforme a secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, o prazo para a implantação do PEC terminou em dezembro. “Como não conseguimos implantar o sistema no prazo, solicitamos mais dois meses para isso. Porém, conseguimos concluir essa instalação agora, um mês antes. Conseguimos os equipamentos necessários e também os ajustes na internet e rede, o que nos deixa muito felizes”, revela.

    O novo sistema começará a ser usado na próxima segunda-feira e Sinara explica que ele padronizará os atendimentos. “Por meio do prontuário eletrônico será realizado um acompanhamento do histórico de saúde dos pacientes em todas as unidades de saúde do centro e interior. Com isso, ganhamos em qualidade nos atendimento e na gestão da Atenção Básica”, explica.

    Sinara frisa que os médicos, a médio prazo, depois de cadastrarem os pacientes e seus dados, poderão acompanhar a situação do mesmo. “Reduziremos custos com exames repetitivos e teremos acesso aos prontuários em qualquer posto ou ESF. Através do PEC saberemos todos os tratamentos e o atendimento que o paciente teve”, salienta.

    O PEC é ofertado gratuitamente pelo Ministério da Saúde e reúne dados em um único sistema. “A utilização dele representa um avanço em saúde pra o município de Sinimbu, que passa a atender com integralidade às solicitações do Ministério”, finaliza a secretária.