Terra da Oktoberfest ocupa a 6ª colocação no Estado, conforme dados do Ranking de Competitividade dos Municípios
Santa Cruz do Sul é uma das cidades mais competitivas do Rio Grande do Sul e do Brasil. O município ocupa a 6ª posição no Estado, a 31ª posição na região Sul (abrangendo os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e a 91ª posição no país, subindo 29 posições em relação ao ano anterior. Os dados são da 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital e a SEALL.
A 5ª edição do ranking analisou um total de 404 municípios brasileiros, que representam 7,25% do universo de cidades do país com população superior a 80 mil habitantes, com base nos dados definitivos do Censo Demográfico de 2022.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta relevante para apoiar os gestores públicos na tomada de decisões, com foco na melhoria da gestão das cidades. O estudo contempla 65 indicadores organizados em 13 pilares temáticos, distribuídos em três dimensões: instituições, sociedade e economia.
Leia também
Conforme o ranking, as áreas que Santa Cruz apresenta potencial são: inserção econômica (48º no Brasil), qualidade em saúde (48º no Brasil), qualidade da educação (61º no Brasil), segurança (63º no Brasil), inovação e dinamismo econômico (79º no Brasil), meio ambiente (107º no Brasil) e capital humano (116º no Brasil) e inserção econômica (48º no Brasil).
Por outro lado, as áreas consideradas desafios ao município, segundo o ranking, são: saneamento (318º no Brasil), funcionamento da máquina pública (190º no Brasil), acesso à saúde (157º no Brasil), sustentabilidade fiscal (149º no Brasil), telecomunicações (142º no Brasil) e acesso à educação (123º no Brasil).
Outra cidade da região com boa colocação no ranking é Cachoeira do Sul, que ocupa a 19ª posição no Estado, a 61ª posição na região Sul e a 270ª posição no Brasil.
Notícias relacionadas
Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet
CDL Santa Cruz se diz contra a redução da jornada de 6×1
Entidade entende que alteração na jornada de trabalho irá implicar em redução de número de postos de trabalho em função do aumento dos custos
Com R$ 251,9 milhões repassados, Estado conclui pagamentos da edição atual do Volta por Cima
Mais de 100 mil famílias foram beneficiadas pelo programa, que pagou um lote residual nessa terça-feira
Capacitação ensina agricultores a emitir a nota fiscal eletrônica por meio do aplicativo Nota Fiscal Fácil
Fornecimento do documento será obrigatório a partir de 2025