Ilva Goulart fala da expectativa para a final do festival que acontece de 14 a 17 de novembro, no Parque da Oktoberfest
Será o Enart da retomada para muitos CTGs gaúchos, afirmou a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, na manhã desta sexta-feira (1º). A final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha ocorre daqui a duas semanas em Santa Cruz do Sul, entre os dias 14 e 17 de novembro, segundo calendário do MTG, e para Ilva, é o recomeço para muitos. “Pois tivemos o Rio Grande assolado pela enchente, CTGs que foram água abaixo, inúmeras entidades abatidas, mas nós tivemos uma grande maioria das entidades trabalhando pela reconstrução do Estado, agasalhando pessoas, fazendo marmitas, ajudando na reconstrução. Nossos eventos não são diferentes, trazem essa mensagem de reconstrução, de união”, enalteceu.
Agora, toda a gama artística desses CTGs está se preparando para a grande final do Enart em Santa Cruz, no Parque da Oktoberfest, para mostrar sua arte para o Rio Grande e Brasil afora. Ilva citou grupos de danças que vêm de áreas devastadas pela enchente, e que vêm com dificuldades, inclusive com indumentária. Mas a coragem de cada um e a vontade de dançar superam, reforçou ela, destacando a capacidade de recomeço e superação, na força de vontade desses artistas amadores.
É na semana do Enart que o MTG se instala em Santa Cruz, mas o parque já foi visitado e os acertos todos feitos junto da Prefeitura. “Porque o Enart é propagado para todo o mundo, onde há tradicionalistas”, destacou, reforçando a visibilidade.
Para Ilva, “Santa Cruz do Sul é a casa do Enart e só sairá se a Prefeitura desejar. Porque o Enart tem o jeito de Santa Cruz e Santa Cruz tem o jeito do Enart. Foi muito bem abrigado em Santa Cruz. Tu fala em Enart, na primeira inter-regional o pessoal já se prepara para marcar hotel e tudo mais, pensando em Santa Cruz. Tem um retorno muito grande para o município. Com eventos culturais não se gasta, se investe. Nós vamos ter um parque cheio de pessoas assistindo ao Enart e de grupos competindo. É um investimento em jovens, nessa vertente artística do Rio Grande, em gente de todas as idades”, salientou, estendendo o convite para que a comunidade regional prestigie o encontro que celebra a cultura gaúcha em diversas modalidades.
Leia também
Notícias relacionadas
Comitiva alemã visita Santa Cruz e reforça relação cultural entre cidades
Grupo conheceu a Casa de Artes Regina Simonis
Escolha da nova Garota Imigrante será nesta sexta-feira em Mato Leitão
Evento ocorre a partir das 21h, no ginásio de esportes Bonitão
Coral da Escola Menino Deus se destaca em Festival Nacional
Evento foi realizado em Capão da Canoa
Legislativo de Venâncio Aires realiza mais uma edição do projeto Vereador Mirim
Sessão especial vai ocorrer no dia 18 de novembro, a partir das 14h