Major Marconatto afirma que divulgação de barreiras policiais em redes sociais é uma prática recorrente e prejudicial ao trabalho das forças de segurança
Um homem de 39 anos foi preso, na noite dessa quarta-feira (30), por divulgar em grupos de mensagens o local de uma abordagem policial da Brigada Militar em Santa Cruz do Sul. Em entrevista ao Grupo Arauto, o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), major Cristiano Marconatto, explicou que o ato constitui crime previsto no artigo 265 do Código Penal Brasileiro, por atentar contra um serviço de utilidade pública.
O major Marconatto destacou que a divulgação de abordagens policiais em redes sociais é uma prática recorrente e prejudicial ao trabalho da polícia. “As pessoas divulgam a realização de barreiras de operações policiais visando fazer com que outras pessoas, que têm algum problema, seja de ordem administrativa com o seu veículo ou mesmo de natureza criminal, consigam desviar a barreira e frustrar a atuação policial”, disse.
De acordo com o comandante, as barreiras não são montadas aleatoriamente. A Brigada Militar se baseia em dados e no programa estadual RS Seguro, que analisa estatísticas criminais para definir os pontos e horários das abordagens, priorizando áreas de maior incidência de crimes.
Marconatto afirmou ainda que ao alertar sobre as abordagens, o divulgador permite que pessoas envolvidas com crimes, como traficantes, assaltantes e assassinos, escapem da fiscalização policial, colocando em risco a segurança de seus próprios amigos e familiares. “Às vezes as pessoas não têm noção da gravidade do desserviço social que estão fazendo ao divulgar a realização de uma barreira policial. […] O cidadão que está fazendo esse desserviço pode que ele, ou alguma pessoa próxima dele, seja vítima do crime da pessoa que desviou a barreira que ele informou. Então, isso é muito grave”, pontuou.
O comandante também ressaltou que dar sinal de luz com o carro, com a intenção de avisar os motoristas que trafegam na rodovia sobre possíveis barreias policiais, também configura um delito, com agravante de infração de trânsito.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
BM de Santa Cruz do Sul prendeu um homem por tráfico de drogas
Com o homem foi encontrado um invólucro aberto contendo 32 buchas e em um terreno abandonado, 752 buchas (307,4g de cocaína) e três celulares
Promotor de Justiça rebate fala do advogado da ex-vereadora condenada por “rachadinha” em Santa Cruz
Érico Barin diz receber com serenidade as manifestações de Rodrigo Vieira
Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires atende incêndio em estufa de fumo
Aproximadamente 100 das 760 varas instaladas para secagem foram queimadas
Defesa aponta supostas inconsistências em condenação de ex-vereadora de Santa Cruz
Solange Finger e seu marido, Oscar da Rocha, foram acusados de exigir parte da remuneração de assessoras parlamentares