Eduardo Leite participou do ato de entrega das casas temporárias construídas em Rio Pardo
Nesta quinta-feira (31), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou do ato de entrega das casas temporárias construídas em Rio Pardo. Ao todo, 20 moradias provisórias foram instaladas em um terreno no Bairro Pinheiros, na Cidade Histórica, para abrigar famílias atingidas pelas enchentes, que agora terão um local seguro para morarem.
Em coletiva de imprensa, Leite ressaltou que diversos municípios do estado apresentaram uma demanda habitacional muito grande. Ele explicou que o governo federal tem o programa Minha Casa Minha Vida, mas ele demanda tempo. Por isso, o estado lançou o programa “A Casa é Sua”, que dá um espaço próprio para as famílias até a construção das moradias definitivas.
“São temporárias, mas tem qualidade de uma casa definitiva, só é em um tamanho menor, mas que garante para as famílias um espaço digno, confortável e seguro, para elas viverem até que a gente consiga ter a solução definitiva resolvida […] Nenhuma família vai ficar para trás até que a gente tenha as moradias definitivas”, afirmou o governador.
Leite também destacou que o estado está investindo em prevenção e adaptação para futuros eventos climáticos extremos. Essas ações incluem a implantação de tecnologias para prever desastres naturais, o fortalecimento das respostas das equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, novos botes e helicópteros, além de estudos para desenvolver sistemas de proteção nas cidades.
“Está muito claro que além de termos uma contribuição ao planeta para buscar retardar essas mudanças climáticas, a gente precisa compreender que o clima já mudou e vai mudar ainda mais, e a gente precisa adaptar a forma como a gente vive para poder conviver com essas novas e mais recorrentes condições do clima”, pontuou.
As estruturas, de 27 metros quadrados, são semelhantes a contêineres. As casas provisórias possuem cama de casal, sofá, guarda-roupas, mesa, cozinha completa e beliche. Além disso, contam também com banheiro completo e um tanque.
Notícias relacionadas
Prefeitura de Vale Verde faz revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico
Questionário está disponível na sede da Administração Municipal
Moradora de Candelária leva R$ 150 mil no Trilegal Tchê
Dalveni dividiu o prêmio principal com uma mulher de Rio Grande
Estudantes da Unisc realizam brechó em apoio à Copame e Aapecan
Atividade ocorre na próxima segunda-feira, no Centro de Convivência da Universidade
Super Feirão Zero Dívida inicia na segunda-feira
Meta é promover o acerto de contas para liberar o crédito para o fim de ano; atendimento será 100% virtual