Cultura e Entretenimento

Coletivo Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz promove evento em novembro

Publicado em: 02 de novembro de 2024 às 10:21 Atualizado em: 02 de novembro de 2024 às 12:58
  • Por
    Portal Arauto
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Encontros Imaginários será gratuito e inédito para o desenvolvimento criativo e profissional dos artistas visuais

    Nos dias 8 e 9, 22 e 23 de novembro de 2024 ocorre, em Santa Cruz do Sul, os Encontros Imaginários, uma iniciativa do coletivo Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul. O evento contará com palestras, mesas redondas, oficinas e bate-papos, focados em proporcionar
    desenvolvimento profissional para artistas visuais. As atividades ocorrem na Casa das Artes Regina Simonis, no Coworking Cultural e no Memorial Unisc.

    Palestrantes de São Paulo, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul vão compartilhar, nos quatro dias de evento, conhecimentos e ferramentas para auxiliar os artistas no seu processo criativo e para que tenham mais oportunidades de refletirem sobre sua arte e sua profissão.

    O evento terá início na sexta-feira (8), às 17h30, com uma visita guiada à exposição Regina Simonis – Vida e Obra, na Casa das Artes Regina Simonis. O público será guiado pela R. Mal. Floriano, admirando os aspectos culturais da cidade, até a Praça da Cultura, onde, às 19h,
    no Coworking Cultural, acontecerá a abertura oficial do evento com o Painel “As Artes Visuais no Sistema de Cultura” com a presenças de Thomaz Pacheco (OMA Galeria-SP), Adriana Boff (IEAVI/Sedac-RS) e Roberta Pereira (Secult/PMSCS).

    Thomaz, que é criador da OMA Galeria e da escola NanoArt, vem de São Paulo especialmente para o evento. Ele é o palestrante principal do sábado (9), que começa a partir das 9h da manhã, no Memorial da Unisc, abrindo o painel: “O Mercado de Arte”.

    No turno da tarde, as palestras serão especialmente interessantes também ao público em geral. O evento recomeça às 14h com a palestra de Larissa Carneiro que falará sobre a construção da imagem pessoal do artista e seu posicionamento, seguida por Jaciane Mai, que contará sobre o
    projeto “Arte na Vitrine”, parceria entre o comércio e as artes visuais. Adriana Boff, diretora doInstituto de Artes Visuais do Estado, dá sequência, apresentando o Clube do Colecionador Contemporâneo, iniciativa do MAC/RS de onde é também diretora. Thomaz Pacheco encerrará o dia, falando sobre os caminhos para construir uma coleção de artes particular, demonstrando como identificar um bom investimento em artistas emergentes e fomentando na plateia o impulso de iniciar sua própria coleção de artes.

    Já no dia 22 de novembro, nos turnos da tarde e noite, será apresentado o painel “A Arte de Criar”, que conta com palestras de Fernando Costa, sobre arte, acessibilidade e inclusão, de Juliane Mai, sobre o processo criativo do artista, e encerra com a convidada especial, a professora Sandra Richter, que apresentará um percurso afetivo da arte brasileira contemporânea.

    O evento tem sequência no sábado, dia 23, manhã e tarde, com o Painel “A Profissionalização do Artista e uma Visão de Futuro”, que conta com a participação especial de Letícia Lau, curadora na Babilônica (POA), que apresentará ferramentas para o desenvolvimento profissional do artista, como a construção do seu portfólio e identidade artística. E encerra com um encontro de cocriação de futuros para a rede Imaginário, conduzido por Magui Kampf.

    O projeto conta com o financiamento do Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo / Sedac-RS no edital Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais, e tem também o apoio institucional das seguintes entidades: Núcleo de Arte e Cultura da Unisc, Sesc-RS, Secult – Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, Casa das Artes Regina Simonis, Instituto Estadual de Artes Visuais, Setorial das Artes Visuais, Heilige, LC. Loja, Domi Gastronomia, Centenário e Limit Engenharia.

    Para Roberta Pereira, Secretária de Cultura do município de Santa Cruz do Sul, a formação e profissionalização são muito importantes no meio artístico. “Estamos muito felizes enquanto Secult e enquanto poder público de apoiar esse projeto lindo que o coletivo Imaginário das Artes
    Visuais vai promover em Santa Cruz. Estamos felizes em receber os Encontros Imaginários no município. Que seja o primeiro de muitos encontros e que sirva como um passo a mais nesse mercado tão lindo que é o das artes visuais”, enaltece Roberta.

    Os Encontros Imaginários têm acesso gratuito e são abertos à população, mediante inscrição. Professores de escolas públicas e privadas da região são especialmente convidados a participar das dinâmicas. As inscrições poderão ser feitas clicando aqui.

    Sobre o Coletivo Imaginário

    O Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul é um coletivo de mais de cem artistas de diferentes técnicas, conceitos, idades, origens e outras características, o que torna o movimento diverso e amplo. Vários de seus membros tem destacada atuação no mundo das artes e o objetivo é que mais artistas tenham visibilidade, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico e promovendo a cultura em nossa cidade e região.

    Em 2020, o coletivo surge como uma resposta da Setorial das Artes Visuais do Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz, ao momento de crise vivido na pandemia da Covid-19. O intuito consiste em auxiliar os artistas na comercialização de suas obras. Foi feito um longo trabalho de mapeamento e inscrição dos artistas para a construção de um catálogo. Em 2023, com apoio de recursos municipais do FUNCULTURA, esse projeto se materializa na forma de uma plataforma digital que reúne os artistas. Em 2024, o coletivo conquista a aprovação de um segundo edital que possibilita novas ações que ajudam a qualificar o trabalho dos artistas. Entre elas, os Encontros Imaginários.

    Conforme uma das idealizadoras do coletivo, a artista visual Magui Kampf, as atividades promovidas pelo Imaginário são voltadas ao desenvolvimento econômico e profissional: “o nosso foco enquanto coletivo é oportunizar ao artista uma reflexão sobre o seu trabalho e seu
    repertório criativo, e ainda sobre como se colocar no mercado e buscar oportunidades a partir do seu aperfeiçoamento profissional”.

    “Essa rede, que é o Imaginário, nos mostra o quanto é importante a gente atuar coletivamente e se fortalecer pra crescer juntos, buscar formas de apresentação e exposição da nossa arte”, finaliza Magui Kampf.

    PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

    8/11:

    • 17:30 – “Visita Guiada” – Local Casa das Artes. Visita Guiada à exposição Regina Simonis – Vida e Obra, por Associação Pró-Cultura
    • 18:15 – “Caminhada Cultural: Aspectos Culturais da rua Mal. Floriano” – visita guiada da Casa das Artes até a Praça da Cultura
    • 19:00 – Abertura Institucional – Local Coworking Cultural
    • 19:30 – Painel “As Artes Visuais no Sistema de Cultura” – Participantes: Thomaz Pacheco (Oma Galeria-SP), Adriana Boff (IEAVI/Sedac-RS), Roberta Pereira (Secult). Mediação: Juliane Mai

    9/11 – ”O Mercado de Arte” – Local Memorial Unisc:

    • 9:00 – “Como transformar meu trabalho em obra de arte e me inserir no mercado”, com Thomaz Pacheco (Oma Galeria-SP)
    • 12:00 – Almoço
    • 14:00 – “Posicionamento de imagem pessoal para o artista”, com Larissa Carneiro (Consultora de Imagem)
    • 14:30 – “Importância do comércio para a cultura – Case Arte na Vitrine”, com Jaciane Mai (Ceo da LC Loja)
    • 15:00 – “Clube do Colecionador Contemporâneo, difusão e incentivo às artes (MAC/RS)”, com Adriana Boff (diretora Instituto de Artes Visuais/SEDAC-RS)
    • 16:00 – Intervalo
    • 16:30 – “Como colecionar arte: Conheça as oportunidades existentes no mercado”, com Thomaz Pacheco (Oma Galeria-SP)

    22/11 – 14h – 20h – “A Arte de Criar” – Local Memorial Unisc:

    • 14h – “Arte, inclusão e acessibilidade”, com Fernando Costa (Consultor de Acessibilidade)
    • 15h45 – “O processo criativo do artista”, com Juliane Mai (Artista Visual)
    • 17h30 -Intervalo
    • 18h – “Artes Visuais e Percursos Poéticos”, com Profª Drª Sandra Richter (Professora de PósGraduação em Educação UNISC)

    23/11 – 9h-19h “A Profissionalização do Artista e uma Visão de Futuro “ – Local Memorial Unisc

    • 9h – “Caminhos da Profissionalização Artística: Rumo ao Reconhecimento”, com Letícia Lau (Curadora e produtora Cultural na Babilônica, Porto Alegre)
    • 12h – Almoço
    • 14h – “Caminhos da Profissionalização Artística: Rumo ao Reconhecimento” – continuação, com Letícia Lau (Curadora e produtora Cultural na Babilônica, Porto Alegre)
    • 16h30 – Intervalo
    • 17h – “Imaginário, Cocriando Futuros em Rede”, bate-papo com condução de Magui Kampf (gestora cultural)
    • 19h – Encerramento