Tempo do Epa

  • Por
    Carolina Almeida
  • Tempo do Epa

    O guri, antes de ser de Uruguaiana

    Publicado em: 01 de novembro de 2024 às 08:09
    JAIR KOBE INTEGROU O GRUPO CANTO LIVRE, QUE GRAVOU LP | GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Pois o que nem todos sabem é que Jair Kobe integrou um grupo chamado Canto Livre e foi semifinalista do Festival dos Festivais da Rede Globo

    A Feira do Livro de Vera Cruz, que iniciou nesta quarta-feira (30), teve já no seu primeiro dia uma atração pra lá de bagual. Tchê, estou falando do Guri de Uruguaiana. Mas o que ele tem a ver com o Tempo do Epa, um blog dedicado a falar de antiguidades?

    Pois antes de ser Guri de Uruguaiana, o artista que o representa merece ser apresentado: ele é Jair Kobe. O humorista pode ser considerado um dos personagens mais populares surgidos nos palcos gaúchos nos últimos tempos. Pois o que talvez nem todos saibam – e aí que vem o Epa para fazer história – é que Jair Kobe integrou um grupo chamado Canto Livre e foi semifinalista do Festival dos Festivais da Rede Globo, em 1985, com a música “Esse Gaiteiro”.

    Pois eu soube desse viés cantor de Jair Kobe ao acaso, pois o colega colunista Álvaro Werner, que coleciona uma porção de discos de vinil, me trouxe essa relíquia. O LP do Canto Livre, que inclui a dita canção de sucesso, foi gravado em 1985. O Grupo era composto por Jair Kobe, Jairo Kobe, Elaine Marques, Selma Nardine, Cynthia Garay e Fernando Cardoso, todos no vocal.

    Inclusive o sucesso “Esse Gaiteiro” tem Jair Kobe como um dos autores. Outra bem conhecida é o “Baile de Candeeiro”, que fazia abertura do Galpão Crioulo, da RBS, na década de 80.

    Portanto, a veia musical está desvendada. O artista que fez e faz tanto sucesso com humor, suas múltiplas versões do Canto Alegretense e seus shows repletos de paródias por cada recanto do nosso pago, tem estrada longa e arrancou muitos aplausos na Capital da Gincana também.

    Leia também