CultVida é composta por estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental
É na escola municipal Alfredo Scherer que nasce a primeira Cooperativa Escolar da rede municipal de Venâncio Aires. A CultVida é composta por estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
Conforme a professora orientadora, Fernanda Saldanha, a cooperativa iniciou atividades em março deste ano e na próxima semana, no dia 6 de novembro, realiza sua Assembleia Geral para apresentação de chapa que concorre ao Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Na ocasião, também haverá apreciação e votação do Estatuto Social da Cooperativa Escolar e apresentação da marca.
De acordo com Fernanda, a proposta integra o programa “Cooperativas Escolares”, uma iniciativa da Sicredi. “A Cooperativa vem realizando encontros semanais, às quartas-feiras à tarde, na escola, com encontros a partir da metodologia do jogo Cooperlândia, que tem quatro fases com sete missões em cada fase. Finalizamos a fase 1 com a missão travessia, que é a fundação da Cooperativa”, explica.
“Os participantes desenvolvem, principalmente, habilidades de comunicação, mobilização, negociação, participação, pensamento lógico, organização e curiosidade. E aprendemos, na prática, os sete princípios do Cooperativismo que são adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade”, destaca a professora.
Notícias relacionadas
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas