Conforme a ação, entre os anos de 2014 e 2019, a dupla exigia parte da remuneração de assessoras parlamentares e da mesa diretora
A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a Justiça condenou a ex-vereadora de Santa Cruz do Sul Solange Finger e seu marido Oscar Olinto Machado da Rocha a seis anos e oito meses de reclusão em regime inicial semiaberto, além de 67 dias-multa, pelo crime de concussão (delito praticado por funcionário público que exige uma vantagem indevida de alguém).
Conforme a ação ajuizada pelo promotor de Justiça Érico Barin, entre os anos de 2014 e 2019, a mulher, enquanto vereadora, e o marido exigiram diversas vezes parte da remuneração de assessoras parlamentares e da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, apropriando-se de valores superiores a R$ 180,5 mil em prejuízo das servidoras.
“A vereadora nomeava ou indicava à nomeação para cargos de assessoria na Câmara Municipal pessoas das suas relações, e, na sequência, exigia que, mensalmente ou ocasionalmente, entregassem-lhe parte de suas remunerações públicas, em dinheiro vivo. O marido era o responsável pela arrecadação do dinheiro, inclusive, por vezes, orientando as assessoras de como deveriam proceder, com discrição, dando proteção e perpetuação ao esquema criminoso”, conta Barin.
“Diante da prova colhida nos autos, não há dúvidas de que os fatos imputados aos acusados configuram-se na prática popularmente conhecida como ‘rachadinha’”, destaca a decisão judicial. Os réus poderão recorrer em liberdade, desde que não estejam presos por outro motivo.
Notícias relacionadas
Governo discute cooperação estratégica com órgãos japoneses
Reuniões tiveram ênfase no foco estratégico da missão em resiliência climática, inovação e infraestrutura
Vereadores de Venâncio Aires terão R$ 7 milhões para emendas impositivas
Em entrevista a Arauto News, Elígio Weschenfelder fala sobre aplicações dos recursos
Airton Artus aponta projetos que podem ser desenvolvidos no Rio Grande do Sul
Deputado estadual integra comitiva gaúcha que realiza visita a China e ao Japão
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio