Diéssica Rocha de Carvalho é especializada em psicologia esportiva e esteve na capital brasileira no início de outubro
No universo on-line, os jogos eletrônicos estão deixando de ser apenas uma diversão e se tornando competições profissionais. A psicóloga santa-cruzense Diéssica Rocha de Carvalho, especializada em psicologia esportiva, esteve em Brasília, no início de outubro, representando a Green Owls, equipe de e-sports da Universidade de Brasília. A presença da profissional foi durante os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a principal competição de desporto universitário do país.
Em entrevista à programação da Arauto News, Diéssica falou sobre sua atuação na equipe universitária na modalidade de Free Fire. De acordo com a profissional, o trabalho é realizado antes, durante e depois, tanto no esporte físico quanto no eletrônico. “Na preparação, envolvem-se muitas questões, que na hora da competição serão colocadas em prática. Antes do torneio, o foco é descontrair os jogadores, pois eles precisam estar concentrados. Precisam retomar a tática, mas também relaxar. Então, há essa conversa que não é tão rigorosa quanto em outros momentos, mas que também não relaxa tanto, para manter a mente equilibrada”, destaca.
Outra questão discutida na entrevista foi sobre o trabalho dos profissionais da psicologia e os coaches. Desde que surgiu e se popularizou no Brasil, a atividade de coaching logo ganhou ares pejorativos no mercado de trabalho. Entre as principais críticas, está a falta de regulamentação da profissão, possibilitando, em tese, que qualquer pessoa sem uma formação acadêmica específica possa se colocar como um especialista da profissão. Para Diéssica, a diferença está na abordagem. “A gente vê alguns coaches que trabalham no esporte compartilhando suas próprias experiências e, às vezes, apresentando fórmulas. O diferencial da psicologia está em perceber aspectos que podem passar despercebidos, trabalhando nas individualidades, como uma pessoa muito agitada ou nervosa, por exemplo”, pontua Diéssica.
Em relação à classificação de jogos eletrônicos como modalidade esportiva, tema amplamente discutido, a psicóloga destaca que é considerada como esporte toda atividade que exige treinamento e constância. Ela aponta que, em muitos casos, os jogos on-line são vistos apenas como diversão. “Parece que os jogos eletrônicos, como o Free Fire, são para pessoas que estão ‘de boa’ em casa e sem o que fazer. Mas, na verdade, exigem tanto treinamento quanto outras modalidades”, comenta.
“Observamos muito essa prática repetitiva nos esportes, que é aprimorada, com objetivos individuais ou coletivos e segue regras de competição. Diferente de jogar futebol no final de semana, o esporte eletrônico exige toda uma regulamentação, assim como as outras modalidades tradicionais de esporte. Dentro do cenário esportivo também é destacado a cultura competitiva, que movimenta muitos torcedores dos esportes eletrônicos que acompanham as competições. Tudo isso caracteriza as equipes de jogos eletrônicos dentro de uma modalidade esportiva”, conclui.
O que é o Free Fire?
Free Fire, game desenvolvido pela Garena para iOS e Android, é um dos jogos de battle royale mais populares do mundo. Com milhões de jogadores ativos diariamente, o jogo oferece uma experiência intensa e dinâmica, onde a sobrevivência depende de uma combinação de estratégia, habilidade e adaptação constante. São dois modos de jogo: o mapa aberto, em que eles caem em um mapa e precisam sobreviver à zona segura diminuindo; e o mapa fechado, em que uma equipe joga contra a outra. Cada equipe competitiva é formada por 4 jogadores. Nas duas modalidades a equipe que tiver pelo menos um integrante vivo até o final é a vencedora.
Segundo o site ActivePlayer.io, em novembro de 2023, o Free Fire teve uma média de 166 milhões de jogadores ativos, ou seja, players que fizeram login no jogo ao menos uma vez durante o mês.
Notícias relacionadas
Avenida inicia pré-temporada visando o Gauchão 2025
O clube já anunciou 23 jogadores que farão parte da equipe na disputa do estadual
Ceisc União Corinthians viaja para dois jogos em São Paulo
Adversário serão Mogi Basquete, nesta quarta, e São José, na sexta
Avenida alerta para golpes envolvendo nome do clube
Golpistas estariam entrando em contato com pessoas oferecendo vagas na equipe profissional, mediante pagamento de taxas ou envio de informações pessoais
Venâncio-airense é bicampeã da Copa dos Campões de Fisiculturismo
Viviane Rosa levantou o troféu nesse domingo, em Porto Alegre