Organização promove o compartilhamento de contatos entre seus membros, reunindo líderes dos mais variados segmentos
O grupo BNI Imigrante, que faz parte da organização americana Business Network International (BNI), chega a Santa Cruz do Sul com o objetivo de proporcionar networking e troca de referências de negócios entre empresários da região. O BNI funciona como uma “escola de negócios” que promove o compartilhamento de contatos e oportunidades entre seus membros, reunindo líderes dos mais variados segmentos.
Criado há 39 anos nos Estados Unidos da América (EUA), a organização surgiu da experiência do fundador que, após perder um cliente responsável por 80% de seu faturamento, percebeu a importância de uma rede de contatos. Com isso, ele começou a trabalhar relações e referências com diversos empresários e, ao recomendar negócios, seus contatos sentiam a obrigação de retribuir. Hoje, a instituição está presente em 77 países e movimenta mais de 23 bilhões de dólares em negócios entre seus membros. No Brasil, o BNI começou suas atividades há 17 anos.
Diretor Consultor do BNI Imigrante em Santa Cruz, Jonas de Melo explica que o grupo possui regras, entrevistas e hierarquia para assegurar que as empresas estejam preparadas para compartilhar suas carteiras de clientes de maneira segura.
Ainda segundo Melo, o BNI adota a teoria de doar para receber. “A ideia é plantar, cultivar, entender o negócio do colega, saber como ele trabalha, como é a entrega do produto e do serviço dele e, a partir disso, a gente começa, dentro da nossa rede de contatos, a apresentar e fazer a ponte”, ressalta.
De acordo com um dos representantes do grupo, Cláudio Soares, o BNI não é apenas uma oportunidade, mas sim uma necessidade. Ele afirma que um município que consegue formar uma organização como esta, é um município que mostra a relevância do relacionamento, que, segundo ele, é o ponto principal no mundo dos negócios.
“Inúmeras vezes eu só consegui desatar nós quando eu tive acesso à pessoas. E eu só consegui ter acesso à essas pessoas para desatar nós, porque eu tinha relacionamentos, ou eu trabalhei para que alguém me ajudasse a chegar nas pessoas para desatar esses nós. […] Você pode ser o melhor técnico, é importante você ter o telefone de uma pessoa que pode facilitar o seu caminho”, destaca.
Interessados em participar do BNI Imigrante podem entrar em contato pela conta @bni_imigrantescs no Instagram .