Projeto de autoria do vereador Edson Azeredo já havia sido aprovado no Legislativo
Um projeto de lei (PL), apresentado pelo vereador Edson Azeredo (PL) foi promulgado nesta quinta-feira (24), pelo presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Trevisan. A proposta determina a disponibilização de aparelho digital para monitoramento da glicose em pacientes portadores de diabetes tipo 1 e 2.
Conforme o documento, caberá a Secretaria Municipal de Saúde a execução das rotinas necessárias dos pacientes. Além disso, as despesas decorrentes da lei, ocorrerão por conta de dotações consignadas no orçamento do Poder Executivo, o qual será suplementado, se necessário.
Trevisan salienta que o chamado “sistema flash de monitorização de glicose FreeStyle Libre”, fica restrito aos pacientes que não possuem condições financeiras de adquirir o aparelho ou tenham familiar com recursos financeiros disponíveis para tal. Ainda, será preciso que a pessoa comprovem a necessidade do uso através de exames laboratoriais ou relatório de dispensação de medicamentos e insumos.
“Trata-se de um sensor do tamanho de uma moeda de R$ 1 com adesivo colocado na parte posterior do braço e que com uma micro agulha, capta flutuações da glicemia sem a necessidade de picadas. Para saber suas taxas em determinado momento, basta passar um dispositivo portátil (uma espécie de leitor digital) por perto do sensor. Essa inovação tecnológica facilita e melhora muito a vida de quem convive com Diabetes, principalmente das crianças e adolescentes. Além de dispensar as inúmeras picadas incômodas durante o dia, traz resultados mais completos sobre a trajetória dos níveis de açúcar ao longo da difícil rotina da pessoa portadora de Diabetes”, justifica o vereador Edson.
Notícias relacionadas
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD
Governo conclui etapa japonesa da missão à Ásia com foco em desenvolvimento sustentável e negócios
A comitiva visitou centros de excelência em gestão de desastres e inovação e se reuniu com empresas
Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”
PF indiciou 37 pessoas por tentativa de golpe de estado
UPA e pediatria 24 horas em Rio Pardo podem avançar no ano que vem
Prefeito reeleito, Rógerio Monteiro, apresentou as principais metas para a sua próxima gestão