A perspectiva é de que 28,6% dos trabalhadores temporários contratados em 2024 sejam efetivados
O último trimestre do ano é sempre um período aguardo pelos lojistas em virtude do aumento sazonal das vendas. Para atender a essa demanda extra, é comum a contratação de trabalhadores temporários. Em 2024, a Pesquisa de Temporários da Fecomércio-RS, que traça o perfil da contratação de trabalhadores temporários, aponta que 46% das empresas varejistas gaúchas devem realizar esse tipo de contratação no ano corrente. A “Pesquisa de Empregos Temporários 2024” da Fecomércio-RS foi realizada entre 18 de setembro e 05 de outubro e abordou 837 estabelecimentos voltados a atividades de comércio varejista que tipicamente enfrentam aumento de demanda no período no estado. Dessas, 46,0% responderam que contratarão trabalhadores temporários para reforçar suas equipes.
O levantamento da Federação mostra que o volume de contratação de temporários deve ser levemente maior do que em 2023 no RS. Entre os estabelecimentos que contratarão, 60,3% responderam que repetirão o nível do ano passado, enquanto 25,9% responderam que contratarão em volume maior ou muito maior. “Para muitos trabalhadores, estes contratos são oportunidade de entrar no mercado de trabalho, adquirir experiência e, em muitos casos, conquistar a efetivação na empresa posteriormente”, comenta o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
A perspectiva, conforme a pesquisa, é de que 28,6% dos trabalhadores temporários contratados em 2024 sejam efetivados. A maior parte dos contratantes apontou que o início das atividades desses trabalhadores temporários deverá ocorrer até o mês de novembro, que justamente é o que concentra o maior percentual de começo de contratos (49,1% dos estabelecimentos terão trabalhadores começando neste mês). Entre os estabelecimentos, 49,6% apontaram que encerraram contratos em janeiro de 2025.
A maior parte dos empreendimentos (88,8%) procura trabalhadores para função de vendas, mas também há vagas para caixa/crediário e estoque/depósito. A pesquisa mostra, ainda, que 68,1% das empresas terão alguma exigência na escolha dos contratados. Entre as mais citadas, estão disponibilidade de horário (41,1%), grau de instrução (40,8%) e experiência na atividade (37,6%). Entre os que fazem exigência de grau de instrução, 83,5% selecionam candidatos com, no mínimo, ensino médio completo. Quanto à experiência, destaca-se a exigência de experiência em vendas (81,1%). As seleções ocorrerão majoritariamente nos locais de trabalho (81,3%). A “Pesquisa de Empregos Temporários 2024” pode ser consultada, na íntegra, clicando AQUI.
Notícias relacionadas
Taxa de desemprego recua em sete estados no terceiro trimestre, diz IBGE
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Wine Experience Pedras da Quinta criou memórias e novas experiências
Evento realizado na vinícola em Encruzilhada do Sul buscou fomentar economia e turismo regional, valorizando produtos locais
Práticas de segurança digital ajudam a evitar golpes na Black Friday
Entre as dicas, verifique a procedência da loja antes de preencher qualquer cadastro, pois muitos golpistas buscam coletar dados
Café Empresarial aborda efeitos da gestão financeira na lucratividade da empresa
O encontro ocorre na próxima quarta-feira, às 8h, no auditório 2 da entidade