Competição esportiva foi realizada entre sábado e segunda-feira, em Porto Alegre
O venâncio-airense Geovane Griesang fez história no início desta semana. Ao lado de outros competidores, ele participou da Vaca Backyard Ultra, que foi realizada em Porto Alegre. Ele alcançou a segunda colocação, além de bater o recorde nacional.
A Backyard Ultra é uma modalidade de corrida ao estilo resta um, que consiste em realizar uma volta de 6,7 quilômetros em menos de uma hora. A modalidade foi criada em 2011, por Lazarus Lake, reconhecido mundialmente no âmbito da corrida. A prova leva essa nome porque iniciou, justamente, no quintal de Lake.
A partir de 2011, a modalidade foi ganhando outros países. O Brasil também passou a realizar algumas edições. Conforme Griesang, a Backyard precisa ter, no mínimo, um trecho de 6,7 quilômetros e pode ser realizada em qualquer terreno. “Pode ser feita em trilha, pode ser feita no asfalto, no estradão, tanto faz. Mas que tenha, no mínimo, 6,7 quilômetros. E cada corredor precisa percorrer esses 6,7 quilômetros em, no máximo, uma hora. Então, tu chegando lá com 59 minutos e 59 segundos, ok. Tu conseguiu completar aquela volta. Se tu chegar com mais de uma hora, uma hora e um segundo, está desclassificado”, detalha.
O atleta venâncio-airense explica que parece algo tranquilo de ser feito, no entanto a Backyard é uma prova de resistência. “A cada uma hora, tu tem que fazer mais 6,7 quilômetros. E quem vence é a pessoa que suportar o maior número de voltas. Então, a prova só termina no momento que ficar apenas um em pista. Inclusive, um apelido para essa prova é ‘resta um’.”
Desta forma, a prova tem dia e hora para começar, mas não tem uma definição do final. Os participantes vão correndo e só encerra no momento que apenas um corredor restar na pista e os demais terem desisto ou algum não ter completado o percurso.
A Backyard Ultra é uma modalidade e a Vaca Backyard Ultra é uma etapa da Backyard. Isso porque, cada país organiza suas etapas. Griesang relata que o Brasil tinha um recorde de 50 voltas, batido por dois atletas. A marca, no entanto, foi derrubada nesta edição da Vaca Backyard Ultra. Geovane Griesang alcançou 51 voltas e o seu adversário completou 52 – o que fez com que ele fosse consagrado campeão.
Até o momento, o venâncio-airense já participou de quatro provas. A primeira foi a Gringos, em Caxias do Sul, onde ficou sem terceiro lugar com 34 voltas. No final do ano passado, ele participou da Vaca Backyard e se tornou campeão da prova. “E, felizmente, essa edição, ela classificava diretamente para a final brasileira [realizada entre sábado e segunda-feira]”, destaca. Depois, o atleta voltou a participar da Gringos, e teve um desempenho maior, alcançando 36 voltas e conquistando o segundo lugar.
A competição iniciou no último sábado (19), às 9h, e finalizou após às 12h de segunda-feira (21). “A minha participação eu considerei boa, pois o recorde brasileiro era 50 voltas. E esse recorde acabou sendo quebrado no final de semana, porque eu fiz 51 voltas. Então, eu completei 51 voltas. Eu consegui quebrar o recorde brasileiro naquele momento. Só que acabei ficando na segunda posição, porque o atleta Sérgio fez mais uma volta. Me esforcei bastante, treinei bastante e consegui um bom desempenho”, afirma.
Uma curiosidade, conforme Griesang, é que a largada das provas, independente do país, ocorrem no mesmo horário – com os ajustes do fuso horário. O objetivo é fazer com que nenhum país saiba o número de voltas dadas nas demais etapas.
Notícias relacionadas
Futebol Clube Santa Cruz terá reunião para estudar estruturação de SAF
Debate sobre o envolvimento de empresas privadas na gestão ocorre nesta terça-feira
Campeonato da Lifasc terá três jogos neste domingo
Partidas ocorrem às 14h nos aspirantes e 16h nos titulares
Assoeva anuncia saída do técnico Vandré da Costa
Em nota divulgada pelo clube venâncio-airense, o desligamento ocorreu em comum acordo com o treinador
Associação Vôlei Venâncio está com seletivas abertas para formação de novos talentos
Com bons resultados em competições estaduais, equipe projeta disputa na Superliga Brasileira de Voleibol