Panos com frases usados para decorar as paredes são antigo costume europeu trazido pelos imigrantes e levam o nome de Wandschoner
Eu confesso que adoro uma antiguidade. Como boa descendente de alemães, acho lindas algumas lembranças que seguem vivas em muitas moradias, preservando o idioma, suas mensagens e culturas. Esses quadros decorativos com dizeres em alemão são lindos. A primeira foto, que fiz numa residência vera-cruzense restaurada, há alguns anos, evidencia não apenas o quadro, mas a tradução acima dele: “a coisa mais linda do mundo é amar e ser amado”. Abaixo, mais um quadro, esse herança da minha falecida avó Dorothéa, e hoje enfeita o corredor na casa dos meus pais. Sua tradução diz assim: fé, amor e esperança.
Pois eu andei fazendo uma pesquisa rápida sobre o assunto, e li que panos com frases usados para decorar as paredes são antigo costume europeu trazido pelos imigrantes e levam o nome de Wandschoner. No blog da arquiteta catarinense Angelina Wittmann, encontrei um bocado de informação, que agora compartilho. O Wandschoner – Pano de Parede – foi uma peça de decoração usada nas casas de regiões que formaram os países da Alemanha, Áustria, Hungria, Holanda, Suíça, norte da Itália, Dinamarca, Croácia entre outros, no recorte de tempo entre os anos de 1870 e 1930 – e encontrada, ainda, até a década de 1950.
Muitos da geração contemporânea de descendentes de imigrantes alemães ainda lembram desses, nas casas de suas Omas e Opas. Primeiramente foi usado pela burguesia e elite e, mais tarde, adotado pelas demais representações sociais, chegando também no campo. Nesta época aconteceu o início do desenvolvimento das indústrias têxteis na Alemanha – as peças eram bordadas com esmero e riqueza. As famílias possuíam coleções de Wandschoner.
Fazia parte das atividades das mulheres da região europeia, no final do Século XIX e início do Século XX, a prática do bordado. E eram feitos em diversos pontos e tinham motivos com frases poéticas, religiosas, cômicas, tipos folclóricos, populares. Os motivos também variavam entre cenas do cotidiano, natureza, religiosos, mitologia, etc. – como flores, pássaros, ramos, pessoas, anjos, passagens bíblicas, etc.
Na Alemanha, os Wandschoner eram bordados em tecidos de algodão ou linho. No Brasil, oportunizavam sacos de farinha e ou de algodão cru que serviam de embalagem de algum produto farináceo. Na Alemanha eram usados na sala de estar e nos quartos, como também no Brasil.
Lindos, não são?