O evento exaltou a importância da inovação no setor agrícola, especialmente em um contexto de desafios climáticos
O último final de semana foi de muita inovação, empreendedorismo e sustentabilidade na região dos Vales. Realizado no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), o Agrothon, uma maratona de inovação no melhor estilo hackathon, buscou trazer soluções aos desafios climáticos que estamos vivenciando. Com um público de aproximadamente 50 pessoas, entre mentores, inscritos, palestrantes e organização, o evento contou com a metodologia Hackalab que foi aplicada pelo SEBRAEX.
O Agrothon trouxe à tona a importância da inovação no setor agrícola, especialmente em um contexto de desafios climáticos tão severos como os enfrentados recentemente pelos Vales do Rio Pardo e Taquari. Os participantes demonstraram grande capacidade de propor ideias práticas, mas também criativas, para enfrentar problemas que afetam diretamente o dia a dia dos pequenos e médios agricultores da região.
As equipes montadas puderam mergulhar na problemática apresentada, desenvolver soluções consultando mentores especialistas em diversas áreas do conhecimento e elaborar um pitch (apresentação final) de cinco minutos para uma banca de avaliação qualificada. O empenho e a dedicação de todas as equipes culminou em projetos de excelente qualidade, fato que surpreendeu tanto a banca avaliadora, quanto a comissão organizadora. Em vista disso, as quatro soluções entregues foram premiadas, com a possibilidade de Incubação a ser escolhida pelas equipes em uma das duas opções: Tecnovates (Univates) ou Tecnounisc (Unisc), fomentando ainda mais o desenvolvimento de cada proposta.
Como reconhecimento adicional, a equipe destaque, Regenera Soluções, recebeu um convite especial para participar do Gramado Summit 2025, onde terá a oportunidade de apresentar sua startup para um público ainda maior, conectando-se com potenciais investidores e parceiros.
O evento reuniu um público bem diverso, representado por agricultores, empresários, acadêmicos e profissionais de diversas áreas, que se destacou pelo potencial da inovação colaborativa. A combinação de tecnologia, práticas agrícolas sustentáveis e o envolvimento dos participantes mostrou a resposta rápida que a inovação é capaz de dar visando um futuro mais resiliente na região.
Cada solução foi desenvolvida com foco na regeneração ambiental, no monitoramento de dados, na recuperação econômica e na sustentabilidade. Esse espírito de inovação refletiu o propósito do Agrothon: não apenas propor ideias, mas também fomentar ações que terão impacto real e duradouro na vida dos agricultores e na preservação dos recursos naturais.
Com o encerramento do evento, o próximo passo será avaliar essas soluções em parceria com os ambientes de inovação, para que, com o apoio e expertise oferecidos por essas instituições, as ideias possam ser implementadas de forma eficaz. O objetivo é que essas inovações tragam resultados concretos, promovendo o fortalecimento da agricultura sustentável e contribuindo, cada vez mais, para o desenvolvimento dos Vales do Taquari e Rio Pardo.
Notícias relacionadas
Pavimentação da estrada de Linha Saraiva avança
Ao todo, será pavimentada uma área de 4.823,10 m2 da via, que também receberá meios-fios
Pesquisa expõe diferença de renda entre negros e brancos no Brasil
Para supervisora do Dieese, ainda é longo o caminho para diminuir desigualdades
Carreta do Senai vai oferecer cursos gratuitos de culinária em Candelária
Unidade móvel está instalada ao lado da Praça Alberto Blanchardt da Silveira
Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente será em dezembro
O evento está marcado para no próximo dia 6, na Unisc