No comércio, enquanto a Oktoberfest se despede, lojistas expõem os itens que marcam a reta final do ano
Basta uma voltinha pelo centro das cidades para se deparar com os baldes e aramados repletos de flores artificiais, anunciando que se aproxima a data de homenagear aqueles que partiram. O Dia de Finados é celebrado em 2 de novembro, mas tem movimentado há semanas os estabelecimentos comerciais. Antes dele vem outra data que tem crescido a adesão do público, especialmente para quem tem crianças: o Halloween, no fim deste mês de outubro. E para quem achar cedo, o Papai Noel já deu as caras. O comércio tem para todos os gostos.
O Dia das Bruxas, ou o Halloween, em 31 de outubro, costuma movimentar o público escolar com as festividades e fantasias, mas esse mercado cresceu, explica a gerente comercial Andrea Lopes, de uma loja especializada no segmento de fantasias e acessórios. Foi ainda no mês de setembro que ela resolveu colocar à mostra os itens que foram chegando e a partir de agora a procura ganha destaque. Desde o ano passado, confirma Andrea, além das comemorações nas escolas, notou maior procura pelas famílias para enfeitar as próprias casas, fomentar comemorações na rua, entre vizinhos, no bairro, e convidar, assim, a criançada a percorrer os pontos para a tradicional brincadeira dos “doces ou travessuras”.
Para outro lojista, Teodoro Schneider, que tem no estabelecimento uma vitrine natalina e a entrada repleta de flores artificiais para as homenagens do Dia de Finados, as datas movimentam o comércio. Antes mesmo das eleições, no início de outubro, já havia procura pelas flores, atesta ele. Que dá uma boa notícia: os preços estão mais acessíveis, voltaram ao patamar de antes da pandemia, quando tudo inflacionou.
Da mesma forma, Schneider observa que alguns artigos de natal também vieram com valores mais baixos em relação ao último ano, como uma linha de pisca-pisca, por exemplo. Aos poucos, os clientes começam a se organizar para essas compras também e vão renovando os itens. Afinal, o Natal é logo ali.
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