Votação da Consulta Popular 2024 vai ser realizada no início de dezembro
O Corede Vale do Rio Pardo realizou assembleia inicial da Consulta Popular nesta sexta-feira (18), na sala 101 da Unisc, quando deu o pontapé inicial do processo na região. A próxima etapa será o debate do Caderno de Demandas, do qual serão escolhidas nas duas microrregionais as propostas que irão para a cédula de votação. As soberanas da Oktoberfest também marcaram presença na assembleia convidando para a Festa da Alegria.
As microassembleias ocorrem no dia 11 de novembro, às 13h30, em Sobradinho, para os municípios do Centro-Serra, enquanto que no dia 12, às 13h30, para os municípios do Baixo Vale do Rio Pardo.
O Governo do Estado se marcou presente na Assembleia, através da diretora-adjunta do Departamento de Articulação Regional e Participação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Lucimara Jandres, quando apresentou as diretrizes da Consulta Popular 2024. “Este ano o foco está na reconstrução gaúcha em função da enchente de maio. A Consulta Popular está focada em receber a participação das pessoas dos municípios, sugerindo ideias e projetos que possam ser avaliados pelo Governo e, posteriormente, pelo próprio Corede”, destacou.
A captação, que se encerrou nesta sexta-feira, à meia noite, foi enviada pelo portal da Consulta Popular, a pessoa deve ser feita pelo GOV, após a área técnica avalia as ideias, que são deferidas ou indeferidas. “Cada Corede recebe seu caderno de demandas. Os critérios são prioridades regionais; ter uma linguagem clara e objetiva – evitar saúde, segurança e educação; estar em compatibilidade com o Plano Plurianual e ter viabilidade orçamentária; execução proposta pela secretaria; alinhamento de mapa estratégico”. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social estiveram presentes, onde sugeriram algumas ideias e propostas da sua secretaria.
Ficou definido que serão escolhidas entre dois e seis projetos entre as propostas apresentadas pelo Caderno de Demandas para compor a cédula de votação. A votação mais uma vez deve acontecer de forma virtual.
Aeroporto
O deputado Federal Heitor Schuch destacou que os municípios devem se atentar para os recursos para a bancada gaúcha, que terão à disposição R$ 520 milhões em emendas para 31 deputados gaúchos. Ele destacou que no dia 4 de novembro em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, os deputados estarão acolhendo projetos e demandas de entidades 14 rubricas.
“Também estamos encaminhando a questão do aeroporto regional em Santa Cruz do Sul. Ministério de Portos e Aeroportos se deu conta que o RS não pode ficar só com Porto Alegre como uma opção. Estamos conseguindo inserir Santa Cruz uma prioridade”, citou. Disse que está tentando atrair um seminário em Santa Cruz da Comissão de Portos e aeroportos para debater a questão a nível regional.
Notícias relacionadas
FOTOS: Procissão das Criaturas marca as ruas do Centro de Santa Cruz
Desfile temático foi realizado na noite deste sábado
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina