SAÚDE

Em Monte Alverne, Arita Bergmann formaliza ambulatório regional de dermatologia

Publicado em: 18 de outubro de 2024 às 17:05 Atualizado em: 18 de outubro de 2024 às 17:11
  • Por
    Portal Arauto
  • AMBULATÓRIO FOI INAUGURADO NESTA SEXTA EM MONTE ALVERNE | PEDRO THESSING
    compartilhe essa matéria

    Serão 240 consultas por mês no Instituto Regional de Especialidades. Referência abrange os 13 municípios da Coordenadoria Regional da Saúde

    Após a agenda da manhã cumprida no Cisvale e nas visitas aos hospital Ana Nery e Santa Cruz, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, participou do ato que formalizou a instalação da referência regional de dermatologia em Monte Alverne, no interior de Santa Cruz do Sul, com um ambulatório que fará 240 consultas ao mês.

    Com alegria, Arita falou que ao criar o programa Assistir, o governo gaúcho valorizou a possibilidade de ter ambulatórios de especialidades, porque são muitas as filas em algumas áreas. “E a dermatologia é uma delas. Inclusive nossa preocupação com aumento do número de novos casos de câncer no Rio Grande do Sul, que tem tido projeção acima da média nacional”, destaca.

    Esses ambulatórios atuam na média complexidade, fazendo primeiro atendimento preventivo e um cuidado integral. Havendo necessidade é referenciado para um serviço de alta complexidade. A fila nessa área no Estado é bastante significativa, explica a Secretária da Saúde, e esses ambulatórios que atendem 240 consultas/mês, fazem 30 procedimentos nesse período, têm incremento de recursos de R$ 73 mil ao mês e vão atender a toda uma região de saúde, através da regulação. “Esperamos com isso dar vazão e fazer o diagnóstico no tempo oportuno para que as pessoas que precisarem de um atendimento mais complexo tenham chance”, frisou Arita.

    Antônio Fontoura, diretor do Instituto Regional de Especialidades, de Monte Alverne, salientou que se trata de mais uma conquista, depois da reumatologia e otorrinolaringologia. A área de dermatologia na localidade vai destinar 240 consultas ao mês, priorizando as biópsias para a detecção dos casos e outras situações, abrangendo os 13 municípios da Coordenadoria Regional da Saúde.

    A coordenadoria regional da Saúde, Mariluci Reis, destacou que o momento é de muita alegria. Ao formalizar um novo espaço para atendimento em dermatologia, reduz, por outro lado, a demanda no Hospital Ana Nery, numa fila crescente e que nem todos são pacientes oncológicos. A prefeita Helena Hermany elogiou a estrutura em Monte Alverne e disse, inclusive, que poucos municípios possuem o que a localidade conquistou, com a união de muitos esforços. Ela mencionou a fila de quase 800 pessoas esperando por consulta e diagnóstico na dermatologia no Ana Nery, e agora o serviço em Monte Alverne deve desafogar e agilizar, trazendo resolutividade na saúde.

    Leia também