Tempo do Epa

  • Por
    Carolina Almeida
  • Tempo do Epa

    Festival do Refrigerante virou Festival da Criança

    Publicado em: 18 de outubro de 2024 às 08:02
    EVENTO NASCEU COMO FESTIVAL DO GUARANÁ | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Este Festival que agora se chama da Criança, nasceu como Festival do Guaraná, em 1987. Um ano depois já era Festival da Coca-Cola

    No último sábado foi comemorado o Dia da Criança, e em Vera Cruz, uma programação pra lá de tradicional se repetiu. Chegou na 35ª edição. Aliás, só ficou de lado durante a pandemia por conta das restrições e o isolamento. Pois essa programação que faz tanto sucesso ainda hoje, confesso, marcou a minha infância e tenho a certeza que faz mais feliz a data para muita criança do município.

    É o Festival da Criança, que diverte com brinquedos, sorteios, lanches a centenas de crianças, especialmente aquelas mais carentes. Pois quando eu era pequena, não lembro como a programação se destinava, mas imagino que o assunto se espalhava nas escolas e íamos todos dançar e fazer brincadeiras. Numa época em que nem se sonhava com brinquedos infláveis, pintura no rosto ou coisas do tipo. Mas era lindo igual e havia muitas apresentações artísticas e culturais.

    Um dos pontos altos e que serve de recordação até hoje era a entrega dos canecões de louça, a exemplo do que os adultos ganhavam nos bailes de chope, mas esses, claro, pequeninos, para criança mesmo. E resgatando eles, percebo que este Festival que agora se chama da Criança, nasceu como Festival do Guaraná, em 1987. Um ano depois já era Festival da Coca-Cola.

    E anos depois, o nome que o consagrou: Festival do Refrigerante. Agora o refri foi deixado de lado, está mais saudável, os tempos mudaram. Mas a promoção sempre foi dos voluntários e incansáveis do Rotary Club Vera Cruz e da Casa da Amizade, vale destacar pela dedicação de tantos anos. E os canecões costumavam ter patrocínio de empresas, como da Verafumos ou da Kopp Tecnologia.

    As fotos mais antigas são do 1º Festival do Guaraná, no antigo pavilhão da Comunidade Evangélica do centro. Outras imagens mostram o Festival sendo realizado no ginásio do Clube Vera Cruz, novamente com apresentações culturais, como grupo de danças gaúchas e a costumeira presença de bonecos de empresas, como o Afubrinha.

    Ah, e dando continuidade ao resgate dos canecões, ali abaixo temos mais alguns para mostrar: quando o evento se chamou Festival da Coca-Cola e, depois, Festival do Refrigerante, nome que o consagrou. Hoje, Festival da Criança, sem mais a conotação de bebidas industrializadas, mas com o mesmo princípio de proporcionar diversão em um dia de atividades para a criançada, especialmente as mais carentes de Vera Cruz.

    Leia também