Ele dedicou 30 anos de sua vida ao ensino na rede pública e 18 anos na rede particular
O projeto de lei que denomina de Rua Professor Erny Pitsch, um trecho de via pública localizada no Bairro Bela Vista, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.
A proposição é de autoria do vereador Sid Ferreira (PDT). O objetivo é homenagear o professor que dedicou boa parte da sua vida à educação e o ensino no município.
Erny Pitsch nasceu em 17 de abril de 1942, em Linha Picada Nova, interior de Venâncio Aires. Era filho único de Idalina e Frederico Reinoldo Pitsch, ambos agricultores. Com aspirações de se tornar professor, concluiu o Ensino Fundamental na Escola Estadual Monte das Tabocas. Cursou o Magistério na Escola Luterana de São Leopoldo.
Após sua formação, Erny começou a lecionar no Colégio Pindorama, em Hamburgo Velho, onde conheceu Lori Iracy Gröehs. O dois se casaram um pouco depois de se conhecerem. Em 1961, Erny foi transferido para Ivoti, onde continuou sua carreira de professor.
Dois anos depois, a família voltou para a Capital Nacional do Chimarrão. Erny se formou como Técnico em Contabilidade, no Colégio Gaspar Silveira Martins, e iniciou seus estudos na Faculdade Integrada de Santa Cruz do Sul (FISC), atualmente Unisc. Ele se formou na primeira turma de Educação Física e, alguns anos depois, concluiu sua pós-graduação em Educação Psicomotora.
Erny dedicou 30 anos de sua vida ao ensino na rede pública e 18 anos na rede particular, lecionando em várias instituições, entre elas Colégio Gaspar Silveira Martins, Professor José de Oliveira Castilhos, Nossa Senhora Aparecida, Wolfram Metzler e Poncho Verde, em Mato Leitão.
“Este gesto perpetua não só o nome do meu amigo Erny Pitsch, mas sua paixão pela vida e pela educação”, ressaltou Sid Ferreira.
Notícias relacionadas
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade