A psicóloga e mestre em Psicologia pela Unisc, Makely Ferreira Rodrigues, foi a mediadora
Na manhã desta terça-feira (15), ocorreu mais uma edição do Encontro de RH, promovido pelas Diretorias de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da Associação Comercial e Industrial (ACI) do município. O evento foi realizado no auditório do Hospital Santa Cruz (HSC), e contou com a mediação da psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Makely Ferreira Rodrigues.
Com o tema “Saúde Mental no Ambiente Corporativo”, a iniciativa buscou sensibilizar gestores e profissionais sobre a importância de cuidar da qualidade de vida dos colaboradores, propondo um olhar atento às questões emocionais que permeiam as relações interpessoais no ambiente de trabalho. “É para que o adoecimento mental não acabe sendo potencializado e agravado”, explica Makely.
A psicóloga também destaca a relevância de discutir saúde mental, especialmente no ambiente corporativo. “Eu trouxe pesquisas que mostram que, hoje, a maioria das justificativas para afastamentos no trabalho está relacionada à saúde mental, e não mais a acidentes de trabalho, como ocorria antes. Pensando nisso, considero extremamente importante contarmos com momentos como este, para que as empresas possam refletir sobre esse impacto e entender o que pode ser feito de forma preventiva para lidar com esse ‘mal do século’, que tem atingido tanto pessoas quanto empresas”, conclui.
Makely Ferreira Rodrigues é professora do Departamento de Ciências da Saúde da Unisc e tutora de Psicologia nos Programas de Residência do Hospital Santa Cruz (HSC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos, psicoterapeuta cognitivo-comportamental, de Esquema, e em formação para Relação Terapêutica, é também sócia-proprietária da C&M Transformações em Psicologia e psicóloga parceira do Ceisc.
Notícias relacionadas
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade