Participam as escolas estaduais José Wilke e Nossa Senhora da Esperança e a municipal Frederico Assmann
Com o tema Soberania, Segurança Alimentar e Sustentabilidade na Reconstrução do RS, começou nessa segunda-feira, dia 14, a 22ª Semana da Alimentação. Em Santa Cruz do Sul, o Banco de Alimentos e o Setor de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) organizaram uma agenda que vai envolver a participação de 100 estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas.
Para esta edição foram selecionadas pelas coordenações pedagógicas do Estado e do Município, turmas que estão trabalhando em sala de aula, neste trimestre, o tema alimentação saudável. Participam as escolas estaduais José Wilke e Nossa Senhora da Esperança e a municipal Frederico Assmann. A programação prevê visita das escolas ao Bando de Alimentos, nesta segunda-feira, dia 14, e também nos dias 15, 17 e 18,
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, a Semana da Alimentação é uma oportunidade para se trabalhar o tema pelo viés da educação, uma vez que as escolas desempenham um papel fundamental na segurança alimentar de crianças e adolescentes e na promoção de hábitos saudáveis. “É muito importante refletir e debater essa importante política pública e a escola é o espaço ideal. Santa Cruz do Sul tem um trabalho muito bem articulado no que diz respeito à segurança alimentar, com uma rede de atendimento estruturada e equipe técnica qualificada”, observou.
Ao longo desta semana, os alunos farão um tour no Banco de alimentos e conversarão com técnicos sobre o funcionamento do órgão, o processo de recebimento, triagem e distribuição das doações feitas por pessoas físicas e empresas para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. Eles também participarão de oficina de culinária e terão a oportunidade de preparar sanduíches com produtos oriundos da agricultura familiar e participar de atividades sensoriais para estimular os sentidos – tato, cheiro e sabor -, ao entrar em contato com diferentes tipos de alimentos naturais.
A 22ª Semana da Alimentação acontece em todo o Estado e é uma realização da Caisan/RS, Emater/RS-Ascar, CRN-2, Consea/RS e Fesan/RS, em virtude do Dia Mundial da Alimentação, instituído em 16 de outubro pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Em 2024, o tema está alinhado ao esforço de reconstrução do Estado após as enchentes de maio – estimativas indicam que 82 por cento dos imóveis rurais inundados pertencem à agricultura familiar – e propõe repensar formas de acesso a alimentos adequados em conexão com formas sustentáveis de produção e consumo de alimentos.
Notícias relacionadas
Por que eu escrevo?
Enquanto mastigava a dúvida que ele me serviu, entendi que a pergunta dele não era sobre o que eu faço. Era sobre o que eu amo
Por Lucas Dalfrancis
Microempreendedores de Venâncio Aires precisam regularizar pendências
Inadimplência pode levar a exclusão do Simples Nacional
Praticar a escuta interna
Já parou para pensar no valor de compreender as próprias emoções? Inteligência emocional vai além de reagir; é saber reconhecer o que cada sentimento quer ensinar. A raiva pode ser um pedido de mudança, a tristeza um convite ao recolhimento,…
Eleição para nova presidência da Caciva ocorre nesta segunda-feira
Todos os associados podem participar do processo, que ocorre na sede da entidade