O evento será realizado nesta quarta-feira, das 9h às 17h, na Praça da Bandeira
Neste mês de combate e prevenção ao câncer de mama e colo de útero, mais conhecido como Outubro Rosa, a Coordenadoria da Mulher, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, está organizando a primeira edição da Feira Rosa por Você. O evento será realizado nesta quarta-feira (16), das 9h às 17h, na Praça da Bandeira, e vai reunir diversas entidades para sensibilizar a população sobre os riscos das doenças e a importância do diagnóstico precoce.
Instituições de saúde, entidades de apoio a pacientes e familiares, universidade e grupos de voluntários que apoiam a causa estarão na praça levando informações e orientações para o público em geral acerca de serviços e iniciativas que contribuam para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. “Nosso objetivo é alcançar a todos, indistintamente, mulheres, homens e população LGBT+. Acreditamos que levar informação é a melhor forma de proteger a vida, sempre com foco na prevenção e não na doença”, observou a coordenadora municipal da Mulher, Fátima Gilvandra Rodrigues.
A feira será uma oportunidade para quem precisa colocar em dia exames preventivos. O Hospital Ana Nery estará no local com o seu consultório móvel e junto com o Empodera Oncoimagem e a Fios de Esperança, disponibilizará prova de perucas, lenços e toucas para pacientes em tratamento.
O Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do Hospital Santa Cruz estará divulgando seus serviços e levando informações sobre o novo Centro de Saúde da Mulher, que será aberto em breve. Também haverá venda de guarda-chuvas, cuja renda será revertida para a realização de mamografias.
A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar um espaço para prestar orientações sobre alimentação saudável, sobre cuidados com a saúde bucal e também para aplicação de algumas vacinas. Haverá atividades e também uma exposição relacionada às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como arteterapia, Lian Gong, acupuntura, auriculoterapia, moxabustão e ventosaterapia.
Também vão marcar presença a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Appot), Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e Liga Feminina de Combate ao Câncer. Representantes dessas entidades estarão conversando sobre o serviço prestado aos assistidos, realizando atividades lúdicas e vendendo camisetas, artesanatos e produtos. E a Coordenadoria da Diversidade vai reforçar a importância do autocuidado para as pessoas trans.
Notícias relacionadas

TaQi Venâncio Aires celebra 15 anos de atendimento com qualidade e diversificação de produtos
Ações e condições especiais estão sendo ofertadas para clientes

Ministério da Saúde pedirá incorporação da vacina contra Chikungunya no SUS
Após aprovação do registro da vacina pela Anvisa, será solicitada análise da Conitec

Retorno do feriado deve ter movimento 65% maior na RSC-287 do que em dias comuns
Rota de Santa Maria também divulgou a previsão para as praças de pedágio; confira

Coelho não põe ovo
Páscoa é renascimento e pensando bem poderia e deveria ser todo dia. Novas coisas para que apareçam na nossa vida requerem que velhas coisas sejam deixadas
